segunda-feira, maio 17, 2010

Bom... Tudo perfeito no mundo da literatura, certo? Acho que sim. Nesse fim de semana rolou a FLIST (Feira Literária de Santa Teresa) e Lou Reed confirmou presença na FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty) em agosto. Maravilha. Certo que estarei lá. Falta somente esse quem vos escreve, marcar o lançamento (oficial) do livro. Até o fim desse mês eu resolvo. Juro.

Pauta de Hoje: Ian Curtis (30 anos), Real Gabinete Português de Leitura, Seleção Brasileira, Editoração Gráfica, Europa (SOS), Notas, Curtas, Cinema, Hole, Tracklist, Lena Horne (RIP) e outras notícias...


IAN CURTIS



Amanhã fará 30 anos que Ian Curtis (vocalista do Joy Division) suicidou-se com uma corda no pescoço. A história da banda muita gente já conhece. Daí surgiria o New Order. De qualquer forma - Peter Hook (ex-baixista do Joy Division) homenageará seu amigo com um tributo nas locações aonde a Factory (antiga gravadora da banda) existiu. Ian faleceu no dia 18 de maio de 1980 em casa. Na vitrola, um disco de Iggy Pop e no vídeo o filme "Stroszek".
Manchester sempre foi um tanto violenta. Nunca foi uma cidade muito hospitaleira a artistas geniosos. Ian Curtis sofrera, assim como seu conterrâneo Morrissey também sofrera. De tanta violência a cidade foi apelidada de "Madchester". Bom, a música agradece e ficamos saudosos pela existência de músicos como Ian Curtis.


NOTAS


- Os longos cabelos loiros agora estão curtinhos, e ele acaba de completar 60 anos no dia 22 de abril, mas Peter Frampton sente que reencontrou o pique criativo que fez dele um dos maiores nomes do rock. Peter lançou "Thank you Mr. Churchill" - seu novo disco - no começo de maio.


- Nels Cline, guitarrista do grupo Wilco, se apresenta com seu projeto solo The Nels Cline Singers em junho no Brasil. O músico toca em São Paulo no Bourbon Street no dia 8 de junho, informa a assessoria da casa de shows.


- O cineasta Cameron Crowe (de "Jerry Maguire", "Quase famosos" e "Vanilla sky") deve dirigir a cinebiografia do landário cantor norte-americano de soul music Marvin Gaye, informou o site do semanário musical britânico "New Musical Express" ("NME").


- A cantora e atriz americana Lena Horne morreu neste domingo (9) em um hospital de Nova York aos 92 anos de causas não reveladas. Bonita e com voz potente, Horne fez sucesso no teatro e no cinema, mas teve que enfrentar o preconceito por causa de sua cor de pele. (Fonte: G1)



LENA HORNE (RIP)


EUROPA (CRISE)

Parece que não é só o vulcão que atormenta a vida dos europeus. Depois de tanta fumaça (literalmente) alguns países da Europa começam a balançar economicamente. Explodiu na Grécia, afetou Alemanha e Hungria e por aí vai. As bolsas parecem loteria. Ninguém sabe em quanto vai fechar, as moedas oscilam cada vez mais e o mercado estuda uma solução para esse caos todo. Uma jornalista do "O Globo" descreveu semana passada o sufoco que foi para sair de Londres. Desinformações, esperas, despesas extras e atrasos mil. Imagine o escândalo se fosse no Brasil? Mas como é europa, é no mínimo "blasé". Espero mesmo que tudo acalme-se e o velho continente volte a ser o exemplo mundial que é. Além do que - emprestamos meio milhão de dólares para os gregos. Pô...


CURTAS


- A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (11) a votação do projeto ficha limpa. A proposição segue agora para análise do Senado Federal. O projeto surgiu da iniciativa popular do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Foram reunidas mais de 1,6 milhões de assinaturas em favor da proposta, que chegou ao Congresso em setembro do ano passado. O texto segue agora para o Senado Federal.


- A editoração gráfica do caderno de cultura do Jornal "O Globo" ficou legal. Na verdade, foi uma mistura de Folha de São Paulo com Estadão, né? Mas fez uma diferença.


- O garboso e imponente "Real Gabinete Português de Leitura" completa 173 anos esse ano. Hoje acontece o empossamento da nova diretoria. Quem não o conhece - por favor. Faça esse bem a si.




- A viúva de Seattle está de volta com disco novo do Hole. Entre fãs e inimigos, fala-se muito dessa volta. Ainda não escutei, mas nem estou com pressa. Faço parte dos que nada tem contra e tampouco a favor.


SELEÇÃO BRASILEIRA


Saiu a convocação de Dunga e sou um dos que gostaria de Ganso na seleção. Não pra jogar, mas para reserva de Kaká. Somente. Porém, não vi nada de escandaloso. As pessoas é que se metem muito em futebol e não acompanham p**** nenhuma. Grafite está numa forma esplendorosa na Alemanha e substitui Adriano na forma de jogar assim como na composição física. O que Neymar faria nessa seleção? Dunga já tem Nilmar (craque), Robinho e Luís Fabiano. Aonde entraria o Neymar aí? Pelo amor de deus... Cada um tem o direito de reclamar, mas ao menos se dêem ao trabalho de ter argumentos. Reclamar por reclamar não dá. Concordo 80% com a convocação. Poria apenas Ronaldinho Gaúcho e Ganso nos lugares de Felipe Mello e Josué. Somente. O resto é isso aÍ mesmo... Não tem nada melhor. Apenas um imenso clubismo nosso, não é mesmo?
E salve Holanda!!!!


TRACKLIST

- No Love Lost (Joy Division)
- Isolation (Joy Division)
- The Candidate (Joy Division)
- Shadowplay (Joy Division)
- Personal Jesus (Depeche Mode)
- It's Flexible (Depeche Mode)
- Light my fire (Al Green)
- Let's stay together (Al Green)
- Love & Hapiness (Al Green)
- Famous Blue Raincoat (Leonard Cohen)
- Iodine (Leonard Cohen)
- I'm your man (Leonard Cohen)
- Last year's man (Leonard Cohen)



Foda-se ou não?