domingo, março 07, 2010

Por todo canto que ando ainda ouço àquelas velhas rabugices (brincadeira, ok pessoal?) sobre "não se faz mais rock (ou som) como antigamente"... ou "Não dá para comparar fulano com beltrano". Ok. Admito que muito raramente sinto aquele impacto ou tesão de prima, mas é preciso dar tempo sempre para os novos artistas. O tempo sempre encarrega-se de fazer jus ou não. O mesmo acontece no cinema. O único filme que me deu aquele "punch" foi "Bastardos Inglórios". Um petardo digno de um riff do mais puro rock. Sabe aquela sensação de colocar "God save the queen" dos Pistols? Ou colocar "Rock and Roll" do Led Zeppelin? Pois é... O filme de Tarantino fez isso comigo. Adorei. Saí do cinema querendo exterminar todos...Rsrsrsrs. Claro, que para seres racionais essa sensação é apenas primária. Fica no consciente. Apenas. Antes disso reside meu conceito de certo e errado. Sempre. Por isso, sou ser racional. Bom... Falemos mais disso ao decorrer...


Pauta de Hoje: Chile, Fellini (a banda), Notas, Curtas, Mulher, Oscar, Dick Rowe, Tracklist, Moby, Johnny Depp, Danger Mouse entre outras loucuras do blogueiro...


OSCAR

Escrevo beeeem antes da cerimônia, então farei aqui um palpite despretensioso acerca de alguns prêmios, ok? Contudo, antes disso, preciso deixar uma coisa bem clara aqui: Se houver algum crédito e amor ao cinema, "Bastardos Inglórios" ganharia como melhor filme, roteiro e ator coadjuvante. Falo isso com a maior certeza. Muito simples. Mas, a academia é babaca e presenteia conforme as conversas comerciais cinematográficas. Todo mundo sabe disso também. O que é uma realidade e de simples explicação. Fácil.

Vamos aos palpites: Melhor Filme (Bastardos Inglórios), Melhor Diretor (James Cameron), Melhor Ator (Jeff Bridges), Melhor Atriz (Carey Mulligan), Melhor Ator Coadjuvante (Christoph Waltz) e Melhor atriz Coadjuvante (Penelope Cruz). Melhor Roteiro (Educação).
Outra aposta: "Avatar" levará ao menos, CINCO prêmios na noite. Coloque aí, "Fotografia", "Efeitos Especiais", "Figurino" etc.

Certo? É isso... Nos vemos à noite.


CHILE



Além do Haiti, Peru etc, dói muito ver esses abalos sísmicos no Chile. Terra linda e abençoada. Um lugar privilegiadíssimo e absurdo de se admirar. Só tenho predicados oriundos de amigos que pisaram nesse solo. Qualidades que não acabam, fotos exuberantes e tal. Para quem não sabe - e são muitos - o Chile é um dos cenários do meu novo livro. Escolhido a dedo.

Obs: que fique apenas registrado; tudo isso é culpa exclusivamente do homem. Certo? É isso.


NOTAS


- O projeto “Dark night of the soul”, parceria do produtor Danger Mouse (Gnarls Barkley) com o grupo experimental Sparklehorse e o cineasta David Lynch, será finalmente lançado em CD este ano, informou o site de notícias da BBC. O disco havia sido embargado pela gravadora EMI por causa de uma disputa judicial com Brian Joseph Burton — nome de batismo do músico.


- Depois de completar a turnê australiana do Jane’s Addiction na última segunda-feira (1º), o baixista Eric Avery anunciou a saída da banda através de sua página no Twitter.


- O músico Johnny Alf, um dos precursores da bossa nova, morreu na tarde desta quinta-feira (4), em Santo André (SP). O artista estava internado no Hospital Estadual Mário Covas, onde passava por um tratamento contra um câncer na próstata. (RIP)


- MOBY no Brasil: O multiinstrumentista, DJ e produtor de música eletrônica fará uma série de apresentações no Brasil em abril. Os shows fazem parte da turnê de divulgação de "Wait for me", seu último trabalho de estúdio, lançado em junho de 2009. A turnê passa por Porto Alegre (dia 20, no Pepsi On Stage), Curitiba (dia 21, no Master Hall), São Paulo (dia 23, no Credicard Hall) e Rio de Janeiro (dia 24, no Citibank Hall/RJ).






*****************


"... Rock europeu rock europeu
Uma punk varrendo, palácios e cores que falham
Você nem imagina o que você não conheceu
Agora é tarde é tarde meu saco já encheu ... " (Fellini - Rock Europeu)


Bons tempos da banda Fellini dos jornalistas Thomas Pappon e Cadão Volpato. Na verdade, essa canção diz-me muito. Eu entendo como um processo natural de envelhecimento musical de todo ser humano brasileiro. Do estrangeiro ao nacional. De tudo que é enlatado até os geniais Jorge Benjor ou João Gilberto. Outra banda f*** desse tempo era os Picassos Falsos. Antes mesmo da Nação Zumbi redescobrir a mistura regional com o rock, a banda de Humberto Effe já o fazia. Contudo, o hype não quis... Pobre do hype então...

Duas dicas aqui do blog para você, leitor:

http://www.youtube.com/watch?v=jyqjbutp1SA&feature=related (Rock Europeu - Fellini)

e

http://www.youtube.com/watch?v=meUBH1viVrA&feature=related (Carne e Osso - Picassos)


Aproveitem... E (re)descubram mais... Vale a pena.


CURTAS


- O ator americano Johnny Depp disse estar muito feliz de poder voltar a trabalhar com a atriz espanhola Penélope Cruz, que será sua companheira de set no quarto filme da saga "Piratas do Caribe". Em entrevista publicada nesta quinta-feira (4) na revista alemã "TVmovie", Depp afirmou que a espanhola é uma profissional que "está disposta a tudo, além de ter grande senso de humor".


- A modelo e atriz francesa Vanessa Paradis, namorada de Johnny Depp e mãe de seus dois filhos, "ordenou" que ele deixasse as filmagens de "The tourist" (ainda sem título em português), em que fará cenas quentes de amor com Angelina Jolie.

( Hahahahaha... E aí, Johnny? Como é que fica?)


- O professor de sismologia da Universidade do Chile Mario Pardo disse à BBC Brasil que irá demorar pelo menos 80 anos para que o país sofra outro tremor de terra forte como o registrado no sábado. Tomara!!!


- Amanhã (8 de março) é dia do lançamento mundial do disco novo da banda virtual/real "Gorilaz". O nome do disco é "Plastic Beach". Meu chapa, Finatti, tem falado maravilhas... Vamos ver. Curto o projeto etc, entretanto não sou chegaaaaaado assim... Até coloquei no tracklist de hoje...Rsrsrs.


- Você sabe o que significa a palavra "samba"? Pois é... Existem algumas teorias, porém a mais aceitada é que a palavra era proferida pelos índios brasileiros e queria dizer algo como "roda de festa". Qualquer roda que tivesse música, eles diziam: "samba".

Em homenagem a isso, coloco aqui um trechinho de uma das letras mais bonitas de Antônio Jobim:

"... Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você ..." (Samba do Avião)


CURIOSIDADE

Tinha guardada essa durante a semana, mas a MTV estragou. Bom, tudo bem. Não sou homem de correr da raia e, além disso muita gente boa pode não ter visto. Vamos lá: um homem, na década de 60 teve em suas mãos o poder de decidir se iria faturar milhões ou não. Brian Epstein (empresário do Beatles) implorou à Dick Rowe em produzi-los e contrata-los. Depois de ouvir bastante os "tapes" - Dick sentenciou: "Não. Isso não vai pegar!". E Brian saiu frustrado. Como se sabe, os Beatles foram a mais famosa banda de rock e faturou milhões de libras. Dick Rowe nunca se conformou nem os amigos deixaram barato. Menos mal, pois Dick Rowe foi um dos maiores produtores e empresários de todos os tempos. Produziu "Rolling Stones", "Them", "Animals", "Small Faces", "Tom Jones" e por aí vai... Ganhou "rios" de dinheiro.

Mas deixar os "Beatles"? - Rsrsrsrs... Cacete!


TRACKLIST


- O homem que não vendeu sua alma (Picassos Falsos)
- Supercarioca (Picassos Falsos)
- Carne e Osso ( Picassos Falsos)
- Rock Europeu (Fellini)
- Amor Louco (Fellini)
- LSD (Fellini)
- Where you end (Moby)
- Not Nineteen Forever (The Courteneers)
- Doubt (Delphic)
- This Momentary (Delphic)
- Feel Good (Gorilaz)
- Dance (ESG)*

* Impossível ficar parado com essa canção. Pelo menos, um pézinho tem que bater...Juro!!!


MULHER


Parar com esse papo bobo de que o dia da mulher é comercial e blábláblá... Ou que deveria ser todos os dias. Até acho que deveria, mas e daí? Gosto de desejar feliz dia da mulher às minhas amigas. Adoro. Por um motivo simples: respeito e adoro mulher.
Então, você que lê-me: FELIZ DIA DA MULHER.




YEAH!!!