segunda-feira, julho 20, 2009

Essa semana estive na livraria "Baratos da Ribeiro" do meu amigo Maurício Gouveia e trouxe comigo uma antologia e um projeto muito bacana chamado "Clube da Leitura". Tenho o privilégio de resenhar para a próxima semana acerca do livro, do projeto e da qualidade dos escritores. Não perca o blog do último fim de semana de julho. O livro tem pouco mais de 200 páginas, porém essas deslizam como camurça e celebram a criatividade e o prazer de ler.

Hoje tem bastante informação também. Garanto que ficarás satisfeito com as palavras a seguir...


Pauta de Hoje: CCBB, Strokes, Bunda & Obama, Radiohead + Pixies + REM, Notícias, Miles Davis, Information Society, Bateria, Política, RUN DMC, Yves Saint Laurent e mais, muito mais...


CCBB


Estive visitando o CCBB semana passada para encontrar amigos e amigas e topei com duas exposições interessantes. Passando pelo pressuposto que a arte flerta com moda; presenciei uma chamada "Virada Russa". Assim como o tema já é em si explicativo as peças também retratam bem o que era o período russo de muita rigidez e austeridade. Pintores e escultores refletiam essa obscuridade toda através de suas obras.
Ao lado - uma amiga entrou em outra exposição onde o tema abrangia "Yves Saint Laurent". Não pude entrar, pois portava uma mochila comigo e a preguiça impediu-me de usar o guarda-volume do CCBB.
Apenas sei que minha amiga saiu emocionada da exposição.




YVES SAINT LAURENT


NOTÍCIAS


- Julian Casablancas, vocalista dos Strokes, vai lançar um álbum solo. Segundo o semanário musical inglês “NME”, o artista está finalizando seu primeiro trabalho fora da banda nova-iorquina, previsto para ser lançado nos próximos meses.
Intitulado “Phrazes for the young”, o álbum foi gravado em Los Angeles, Nebraska e Nova York. A produção é de Jason Lader, com ajuda de Mike Mogis, do grupo Bright Eyes.


- O cantor e compositor Neil Finn (Crowded House) conseguiu juntar na Nova Zelândia um verdadeiro supertime do rock alternativo. Para gravar o álbum “The sun came out”, disco beneficente para a organização Oxfoam, ele contou com a colaboração de Johnny Marr (ex-Smiths e atual Modest Mouse), dos Radioheads Ed O´Brien e Phil Selway e dos membros do Wilco Jeff Tweedy, John Stirratt, Glenn Kotche, e Pat Sansone, entre outros. O disco duplo é uma continuação de “7 worlds collide”, de 2001, que contava com Marr, membros do Radiohead e o vocalista do Pearl Jam Eddie Vedder, entre outros. Segundo o semanário inglês “NME”, o disco será lançado em agosto, e terá até Selway, baterista do Radiohead, cantando.


- Mattie Safer, baixista e um dos vocalistas do The Rapture, decidiu deixar a banda nova-iorquina de disco punk. Nem o músico e nem a banda esclareceram o motivo por trás dessa decisão. O Rapture também ainda não se pronunciou a respeito de um possível substituto.


- Paul McCartney tocou na marquise do teatro Ed Sullivan, durante apresentação no talk show de David Letterman. Os Beatles fizeram sua primeira apresentação na TV americana no The Ed Sullivan Show, em 9 de fevereiro de 1964. Sir. Paul homenageou sua antiga banda (banda????).


*****************


JIM CHAPLIN

Com muuuito atraso e desculpas que esse espaço homenagea o mestre das baquetas. Jim faleceu em 4 de julho e meio mundo do jazz ficou em luto. Aliás, qualquer amante das baquetas.
Jim Chapin foi um dos pioneiros no ensino de bateria, tendo a idéia de produzir um método para iniciantes em 1942, com exemplos claros, práticos e fáceis de se tocar. Chegou a dar aulas para 101 bateristas ao mesmo tempo, e nas apresentações da NAMM era figura conhecidíssima.


MILES DAVIS




****************


RUN DMC



Nunca escondi de ninguém que tive fortíssima influência por RUN DMC. Estava no feérico show dos rapazes aqui no Brasil, ainda com todos os integrantes. Nota única: Jam Master Jay foi assassinado em pleno estúdio na frente de todo mundo.
De qualquer maneira - o trio de New York foi uma das bandas mais importantes de rap de todos os tempos. O trio era: Russel Simons, Daryl McDaniels e Jam Master Jay.
Mas por que eu falo do grupo nesse momento ? Simples, meu caro. No ano de 1984 foi lançado o primeiro disco dos caras. Ou seja: há 25 anos atrás. Tenho cinco discos deles: Run Dmc (84), King Of Rock (85), Raising Hell (86), Tougher Than Leather (87) e Back from Hell (90).
O grupo esticou até 2002, mas desde meados da década de 90 já não tinha mais a mesma força.

Quer experimentar ? Coloque no seu IPOD, Mp4, youtube etc, qualquer uma dessas: "It's Tricky", "Run's House", "Walk this Way" (cover do Aerosmith), "Miss Elaine", "My Adidas", "You Be Illin", "Rock Box", "King Of Rock", "Mary, Mary" (cover dos Monkees), "Raising Hell".

A seguir alguns números impressionantes do trio:

Primeiro grupo de rap a colocar um álbum no número 1 da parada;
Primeiro grupo de rap a colocar um álbum no Top 10 da parada Pop;
Primeiro grupo de rap a receber a certificação RIAA: ouro, platina e multi-platina;
Primeiro grupo de rap a aparecer na capa da revista Rolling Stone;
Primeiro grupo de rap a receber uma nomeação no Grammy Award;
Primeiro grupo de rap a ter seu vídeo transmitido na MTV;
Primeiro grupo de rap a assinar com uma marca de produtos esportivos: (Adidas);

Run-D.M.C. também foi o único grupo de rap a se apresentar no Live Aid em 1985.


CURTAS


- Barack Obama e Sarkozy não perderam tempo, hein ? Que bela olhadela na bunda da brasileira. Não tinha como não ver, né ?


- Cariocas são famosos em fechar cruzamento no trânsito. Existe um guarda bem "caxias" (não me recordo em que bairro) que manda o veículo infrator abrir as portas do carro (qdo esse fecha o cruzamento) para os pedestres atravessarem por dentro do carro...Genial !!!!


- Lula, Collor e Renan ? Abraçados ? Amantes ? - Tsc...Tsc...Tsc...
Numa boa? Estou cansado...


RADIOHEAD + PIXIES + REM


Os vocalistas das bandas Radiohead, REM e Pixies preparam um álbum em homenagem ao músico americano "Mark Mulcahy", importante nome do rock alternativo. Segundo a revista NME, o disco “Ciao my shinig star: the songs of Mark Mulcahy” trará 21 covers de músicas do artista e deve ser lançado em setembro.
Além das vozes de Thom Yorke, Michael Stipe e Frank Black, a coletânea trará gravações dos cantores Ben Kweller, Elvis Perkins e Juliana Hatfield, e das bandas Mercury Ver, Dinosaur Jr e The National.

"Mark Mulcahy" criou os grupos Miracle Legion e Polaris nos anos 80, e desde os anos 90 segue carreira-solo. O roqueiro inspirou e contribuiu para a divulgação de artistas como Jeff Buckley, Oasis, além do próprio Radiohead.

Maravilha !!!!!


INFORMATION SOCIETY




No ano de 1988, o IS lançava seu melhor disco e explodia mundialmente. O carro-chefe era "What's in your mind?". Porém, "Running" alcançou o mesmo "status". Mas vamos do início:

O Information Society surgiu em 1981, criado pelos amigos Paul Robb, Kurt Harland (também conhecido como Kurt Valaquen) e James Cassidy na cidade americana de Minneapolis. Depois de muita batalha no cenário underground, eles foram contratados pela gravadora Tommy Boy, conhecida por seus lançamentos na área do rap/hip hop.

O primeiro lançamento por aquele selo não poderia ter sido mais bombástico: o single What’s On Your Mind (Pure Energy), que trazia como surpresa um sampler da voz do ator Leonard Nimoy em Jornada Nas Estrelas. A canção atingiu o terceiro lugar nos EUA e contagiou o planeta pop, sendo a ponta de lança do álbum de estréia deles, Information Society, lançado em 1988.

Os hits "Walking Away", "Repetition" e "Running", do mesmo trabalho, ajudaram a banda a se tornar mania mundial, e a impulsionar sua primeira turnê pelo Brasil, em 1989, com direito a shows lotados no Ginásio do Ibirapuera. Curiosidade: eles regravaram nesse álbum "Lay All Your Love On Me", do Abba, sendo a primeira banda a resgatar o trabalho do quarteto sueco.

Em 1990, o álbum Hack e os hits Think, Sleeeping Away e How Long os mantiveram nos charts, e estiveram no repertório do maior show da carreira dos rapazes, que ocorreu em janeiro de 1991 no estádio do Maracanã como uma das principais atrações do Rock In Rio II, com público em torno de cem mil pessoas. Em agosto daquele mesmo ano, realizaram extensa turnê que passou pelo país todo. 1992 veio com o álbum Peace & Love Inc, do qual a faixa título tocou muito nas rádios daqui.

A banda desembarca aqui no Brasil em agosto para shows em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Curitiba.


TRACKLIST

- Mary, Mary (RUN DMC)
- You be Illin' (RUN DMC)
- Miss Elaine (RUN DMC)
- Beats To The Rhyme (RUN DMC)
- Running (Information Society)
- Tomorrow (Information Society)
- Over the Sea (Information Society)
- Badness Dub (King Tubby)
- Super Ape (Lee Perry)
- Your Teeth in My Neck (Scientist)
- Bolero (Ravel)
- Have a good time (The Skatalites)
- Vlad The Impaler (Kasabian)




See ya.

2 Comments:

At 10:31 AM, Blogger Aline T.H. said...

Eu vou no show do IS COM CERTEZA ABSOLUTA. Os caras marcaram a época deles - e minha pré-adolescência/adolescência também, com certeza. Agora, a notícia da homenagem ao "Mark Mulcahy" com esses caras todos foi até emocionante, já que não é tão comum quanto eu gostaria ter um projeto com tanta qualidade.

E pra encerrar: eu sinto falta de trabalhar no Centro do Rio quando leio sobre essas exposições, como a do YSL. Eu me emocionaria, com certeza.

Beijos e bom findi, se o céu azul do nosso Rio deixar =)

 
At 5:54 PM, Blogger Candida Sastre said...

Eu vou escrever sobre o Saint Laurent também. Nessa semana ou na outra. Ai queria ir no Information... Prontofalei.
Candida Sastre

 

Postar um comentário

<< Home