domingo, maio 31, 2009

Salvem, meus amigos...Antes de mais nada preciso fazer uma retificação aqui: onde estava escrito (no "post" anterior) "nesse final de semana" sobre a Virada Cultural, favor desconsiderar...Um erro típico de um anacrônico louco...E vocês nada tem a ver com isso, né ?
A Virada Cultural acontecerá NESSE FIM DE SEMANA de junho. Um enorme evento cultural com mais de cem atrações em diversos pontos da cidade. Tem gratuidade, a R$1, R$ 5 ou R$ 10. Basta escolher...

Correção feita, vamos aos trabalhos...


Pauta de Hoje: Gazeta Mercantil, Winona Ryder, Livros (?), Miami-Rio, Venlafaxina, Wolfang Amadeus Mozart, FLIP, Letra, Tracklist, Coréia do Norte e outros bedéis...


LIVROS

Há muito escuto (leio) esse papo de que o livro sofrerá uma transformação no futuro. Pelo menos quanto ao formato. É verdade que lê-se muito pela internet (caso desse espaço...Rsrssrs...) e acessa-se jornais e notícias a todo instante on-line. Tudo isso é fato. Ponto.
Porém eu ainda tenho muitas restrições a ler livros, revistas afins pelo computador. Acho muito "improvisado", entende ? Não consigo conceber ler um livro sentado no PC, ou deitado num laptop. Gosto e curto muito de manipular um bom livro. Admiro as capas, a arte, a diagramação etc...Não aposto muito no fim do "papel" no caso específicos dos livros, não. Acho que a tecnologia não passa por aí...
Minha opinião. Tema ótimo para muitas dicussões...O que vocês acham ?


WINONA RYDER



ARE YOU MARRIED ME ?


CURTAS


- Que susto o acidente no pouso do voo (sem acento fica terrível) Miami-Rio da TAM !? Pelo amor de deus...Tenho fobia de aviões...Fiquei observando àquelas pessoas, depois do susto.

Oi ? Ah...Vocês não sabiam que não curto avião ? É...Tenho medo. Sou como "Gérson" (canhotinha de ouro); preciso encher a cara ou tomar um sonífero antes. Juro!


- E a Coréia do Norte não se fez de rogada e continuou a ignobilidade de testar seus mísseis. A própria China (aliada antiga do País) condenou os testes. Se por acaso a Coréia quer mandar aviso - encontre outra maneira. Mais: o "playground" dos imbecis foi o mar do Japão. Ué ? Por que não faz em solo próprio ? Rsrsrsrs... O Japão, o mar, os peixes, todos animais marinhos não tem nada com isso. Cadê o serviço de proteção animal ? Pode exterminar uma penca de animais para testes nucleares ? Eu, hein ?


- Do dia 03 de junho até dia 07 - acontecerá um evento musical, com Wolfang Amadeus Mozart como tema. O nome do projeto chama-se "Folle Journeé" e contará com diversos artistas clássicos e orquestras. A Sala Cecília Meirelles, o Teatro João Caetano, ou o Espaço BNDES serão alguns dos partipantes e lugares para poder conferir as obras. Preços módicos também variando entre R$ 1 a R$ 10. Imperdível !!!!!!


GAZETA MERCANTIL


O jornal Gazeta Mercantil, fundado em 1920, e que durante décadas foi uma das principais publicações sobre economia no Brasil, pode ter circulado pela última vez ontem (dia 30 de maio), a menos que haja um acordo de última hora para evitar seu fechamento.
A continuidade da publicação depende de um difícil entendimento entre o empresário Luiz Fernando Levy, proprietário e diretor da publicação, e o grupo Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), que adquiriu a marca e editava a Gazeta Mercantil há cinco anos. Levy diz confiar em um acordo de última hora para salvar o jornal, mas ontem a CBM reiterou que deixará de editar a Gazeta Mercantil a partir do próximo dia 1º. Como a publicação não circula nos finais de semana, a edição de ontem pode ter sido a última.
A CBM, que também edita o Jornal do Brasil, alega que as dívidas trabalhistas de R$ 200 milhões – as quais atribui a responsabilidade aos proprietários da Gazeta Mercantil –, tornam inviável a sobrevivência do título. (Fonte: Zero Hora)


Não entrarei em detalhes, pois o que há por trás dessas negociações envolvendo fusões, encerramentos, e tudo mais é complexo e extremamente selvagem, mas posso assegurar que será uma enorme perda para os leitores...Isso sim!


CURIOSIDADE


Verificando aqui nos arquivos, essa semana deparei-me com o assunto "morte". Logo conclui que esse ano far-se-ão 20 anos de morte de muitos artistas conhecidos e de renome.
Foram-se em 1989: Raul Seixas, Bette Davis, Lauro Corona, Laurence Olivier, Salvador Dali, Dina Sfat, Samuel Beckett e Sérgio Leone.
Sentiu a lista ? Que "rombo" !!!!


FLIP


A FLIP 2009 acontece entre os dias 1 e 5 de julho. Estarão em Paraty 34 autores, reunidos em 18 mesas que vão abordar de poesia a ciência, do jornalismo literário à crítica musical, da literatura portuguesa à história, do conto e dos quadrinhos à arte contemporânea. Como de costume, a FLIP receberá autores de destaque em suas áreas, em encontros que valorizam o intercâmbio de experiências distintas. Algumas personalidades que lá estarão: Antônio Lobo Antunes, Gay Talese, Richard Dawkins (vibrei muito quando li seu nome na programação), Chico Buarque, Arthur Dapieve, Arnaldo Bloch, Zuenir Ventura etc...

O Homenageado do ano será o poeta Manuel Bandeira.


NÉLSON GONÇALVES




Segue uma letra de Sergio Bittencourt (para seu pai - Jacob do Bandolim), imortalizada na voz de Nélson Gonçalves. Essa música fala da relação entre pai e filho. Lembro muito de meu avô com ela:

"... Naquela mesa ele sentava sempre
e me dizia sempre o que é viver melhor
naquela mesa ele contava histórias
que hoje na memória eu guardo e sei de cor

naquela mesa ele juntava gente
e contava contente o que fez de manhã
e nos seus olhos era tanto brilho
que mais que seu filho
eu fiquei seu fã

eu não sabia que doía tanto
uma mesa num canto, uma casa e um jardim
se eu soubesse o quanto dói a vida
essa dor tão doída, não doía assim

agora resta uma mesa na sala
e hoje ninguém mais fala do seu bandolim
naquela mesa tá faltando ele
e a saudade dele tá doendo em mim..."


****************


"PRONTO, FALEI !!!"


Abril é o único mês que não termina com a letra "o".

Pronto, Falei!


TRACKLIST

- Alucinação (Belchior)
- À Palo Seco (Belchior)
- Naquela mesa (Nélson Gonçalves)
- Jardim das Acácias (Zé Ramalho)
- Ela disse-me assim (Lupicínio Rodrigues)
- Loucura (Lupicínio Rodrigues)
- Nervos de Aço ( Lupicínio Rodrigues)
- Palpite Infeliz (Noel Rosa)
- O mundo é um moinho (Cartola)
- Avalanche (Leonard Cohen)
- So Long, Marianne (Leonard Cohen)
- Falling Down (Scarlett Johanssonn feat. Tom Waits)





Venlafaxina !!!!!!!!!!!

2 Comments:

At 3:23 PM, Blogger Unknown said...

Sai pra lá, Léo!!!

Winona é MINHA, só MINHA, mano! rs

Abração e boa semana!

 
At 4:00 PM, Blogger  said...

kiss

love winona!

e o livro NUNCA vai deixar de ser de papel...

 

Postar um comentário

<< Home