domingo, abril 12, 2009

"...São as águas de março fechando o verão. É a promessa de vida no teu coração..." - Mas peraí, estamos em abril...Sim, meu amigo e continua caindo água. Não para (ahhhh...Fica tão feio sem acento...) Ando sempre molhado. Seja calor ou chuva. Qual é a solução? Por favor - diz-me aí.

Pauta de hoje: Itália, Lula, Ira!, Beirut, "Causo", Músicas, Meca SOS, Tracklist, Stereolab, Michael Jackson e outras ironias de abril...


ITÁLIA (O FEITIÇO DE ÁQUILA)


É mais do que triste o que acontece na Itália, especificamente em L'Aquila. Mais de trezentas pessoas mortas e milhares feridas. Tem corpo de mulher, homem, crianças...Tenho àquela pequena bota como um povo marcante, apaixonado e lírico. Tragédias são mais comum aos italianos em obras musicais, quadros geniais, tenores viscerais. Essas devem sempre continuar; porém um terremoto assim destrói e sangra o peito dos italianos e não italianos.
Irrefutavelmente veio à cabeça o filme "O feitiço de Áquila". A Itália não merecia esse castigo.
Assim como Romeu e Julieta; no filme a maldição recai sobre um amor e tem um bispo como vilão. Dessa vez, o povo todo foi vítima sem amor, bispo ou perdão...





O BRASIL DE LULA


Falar de política é sempre polêmico e complexo em se discutir. Mas eu convido você a uma reflexão e distanciamento político nesse instante. Apenas analise a notícia como um estrangeiro ou antropólogo. É inegável o carisma e sucesso do nosso presidente ao exterior. Esse encontro mundial o Brasil participou e deu um importante passo "subjetivo" no G20. Barack Obama, Gordon Brown, Sarkozy - todos trocaram flertes com Lula. "This is the man" - dizia Obama, emocionado com o "aval" de Gordon Brown balaçando a cabeça.
Esses pequenos gestos interferem e muito na política mundial. É latente. O que precisamos é resolver nossos problemas internos....Mas aí eu já entrei no campo político.




BEIRUT


******************


"CAUSO"


Há momentos na vida que são marcantes e simples demais para esquecer. Determinada noite saí para curtir um som, aproveitar as pessoas e conversar. É nesse clima de imenso grau etílico que encontrava-me sentado fumando um cigarro e observando uma menina de cabeça raspada fumando também cantarolando a canção que o DJ executava. Porém, o olhar, o semblante dela era distinto, mágico e emocionado. As pupilas estavam cheias de lágrimas...
Eu absorvi aquilo como Salieri absorve Mozart: com imenso encantamento.
Fui até a moça e falei tudo o que vi e não vi. Ela concordou comigo, riu e me olhou como quem identifica um ser humano em estado de compreensão e letargia. Virei-me e fui-me embora.
Ela puxou meu braço, abraçou-me com tanto afeto e sussurou nos meus ouvidos:
- Obrigado. Foi lindo...
O que aconteceu naquele dia foi inexplicável...Coisas que a vida te dá e você, impulsionalmente faz. Voltei ao meu apartamento com uma sensação linda e dormi.


IRA!


Quem conhece-me bem sabe do meu apreço pela banda paulista IRA!. Sabe que depois de "Secos & Molhados" - a banda paulistana fica em segundo lugar como predileção.
Pois bem...Esses dias conversava com amigos sobre a distinção entre as letras da Legião Urbana e as do IRA!. Obviamente não chegou-se a consenso nenhum. A racionalidade em temas de arte é um exercício em si e por si deveras hermético. Não conseguimos...
Contudo fica pra mim a clara proposta nas letras do IRA!. São letras boêmias, de amor roqueiro e notívagos pensantes e inquietos. Pois, "a noite nunca tem fim", né ? Esse é o estilo da banda e soa assim para mim. Por isso minha eterna admiração à Nasi, Scandurra, Gaspa e André.
Mesmo quando erram (e como erram...) nada muda esse conceito dentro de mim...






CURTAS


- Ronnie Wood, guitarrista do Rolling Stones, deve lançar ainda esse ano um novo trabalho solo,
O disco, “More Good News”, produzido por Bob Rock. Eddie Vedder (Pearl Jam) participa em uma das faixas.


- A banda inglesa de indie rock Stereolab anunciou sua decisão de tirar umas férias de duração indefinida. o Stereolab não tem planos para gravar material inédito por enquanto.


- Viúva de Cobain toma desfalque de U$ 360 milhões de empresário. Hmmm...


- Novo disco da banda Yeah Yeah Yeah lança o vídeo da música "zero". Do disco "Blitz!"


- Michael Jackson fará - o que fez em Londres - em Berlim: uma turnê especial na Alemanha.


- Ainda não consigo resenhar o disco novo do Depeche Mode. "Sombrio", "maduro", "dark" são adjetivos bastante comuns ao disco, mas não cheguei a uma ideia. Entretanto - trata-se de Depeche Mode...





****************


ATUALIDADES


É no mínimo hilário as novas que chegam de Meca. Especialistas, estudiosos chegaram a uma conclusão essa semana: pelo nível do ângulo de diversos prédios e mesquitas na Arábia Saudita, islâmicos rezavam para o lado errado...Ou seja: não rezavam na direção exata de Caaba (Cidade Sagrada).
Tudo bem que os mais velhos apontam que o mais importante é a crença. A fé. Mas é no mínimo engraçado, não ?
Quase como rezar, chorar ou velar uma sepultura diferente da intecionada.


TRACKLIST

- Nací Orichas (Orishas)
- Canto para Elewa y Changó (Orishas)
- Live with me (Massive Attack)
- Elephant Gun (Beirut)
- False Flags (Massive Attack)
- Holland, 1945 (Neutral Milk Hotel)
- A Baby for Pree (Neutral Milk Hotel)
- Going to a town (Rufus Wainwright)
- Wrong (Depeche Mode)
- Highway Blues (New Stories)
- Beverly Hills (Weezer)
- Last Night I dreamt that somebody love me (Smiths)
- Paint a Vulgar Picture (Smiths)





Boa Páscoa...

Clic.

2 Comments:

At 11:38 AM, Blogger Lee Holloway said...

Beirut, Ira!, Yeah Yeah Yeahs e Depeche Mode!
Adorei!
Beijos!

 
At 9:49 AM, Anonymous Anônimo said...

Eii
Que lindo o teu causo!
=)
bjinho.

 

Postar um comentário

<< Home