domingo, fevereiro 01, 2009

Tive uma semana inteira à "la Clash". Há muito não escutava alguns discos da banda e deparei-me com algo inesperado: o clássico "London Calling" completa 30 anos esse ano. O disco foi gravado no inverno de 79. Olha que beleza... - "Como se tivesse motivos para ouvir Clash?!"
Essa preciosidade dupla ofertada por Joe Strumer, Mick Jones, Paul Simonon e Topper Headon (antológico no disco) girou em minha humilde residência por uma semana. Inclusive, embala-me nesse instante. Antes que você pense que eu, em pleno ano de 2009, dar-te-ei uma "aula" ou "conselho" acerca da importância do disco e da banda - peço que insista na leitura. De modo algum tenho essa diretriz. Quem sabe, sabe...Quem não sabe, saberá um dia...

Pauta de Hoje: The Clash, John Updike, Euclides da Cunha, Basquete, Observatório da Imprensa, Albert Camus, Berlusconi, Tracklist, Clavin Klein, Motel, Sono e outros devaneios...


THE CLASH



Conforme anunciado acima essa belezura (escolhido pela Rolling Stone como um dos dez discos mais importantes de todos os tempos) faz 30 anos em 2009. É sempre um grande barato ouvir Clash e, ainda mais esse som, pois a geléia é uma delícia. Particularmente - concentrei meus ouvidos mais na bateria de Topper Headon. Não sei explicar o motivo. Topper tocou tudo que sabe e mais um pouco. Decerto que mais pra frente se entorpeceu tanto que foi expulso da banda, mas essa é outra história...
Escutar "London Calling" é uma dádiva que todo ser necessita fazer vez em quando. Seja para um porre, uma dor de cotovelo, uma pré-night, uma calvície chegando, ou contas que não param de chegar ou qualquer outro motivo. Cada faixa é do "cacete" !!!!! Ponto.
Petardos do rock estão lá...Todos...Quer um baixo poderoso ? Tem "London Calling" ou "The Guns of Brixton". Um rockabilly ? Experimente "Brand New Cadillac" ou "Train Vain". Um ska/reggae ? Pode pôr (perdeu o acento ?) "Koka Kola", "Wrong 'em Boylo" ou "Rudie can´t fail". Um soul ?
"Revolution Rock", "Hateful" ou "Jimmy Jazz". Um rock puro e direto ? Tente "Clampdown", "Death or Glory" ou mesmo "Spanish Bombs" (oh mi corazón !!!!). Um música de amor ? Bote a lindíssima "The Card Cheat" ou a marcante "I'm not down". E por aí vai...
Ficou com vontade ? O que estás esperando ? Abra uma birita, ajeite-se no quarto e ouça o disco. Se for chato - pago uma rodada de mojito a vocês, ok ?


RÁPIDAS


- O Motel "De maio" (na Rua 24 de maio) tem um banner escrito assim: "Domingueira: 30%".
Como assim ? É um churrasco com a galera toda ? Uma suruba em conta ? Um troca-troca com desconto ? Fica esquisito pacas...


- Calvin Klein apareceu nas ruas com uma "pochete"...E agora ? Quem ousará a bradar aos ventos que um dos homens mais elegantes do mundo estava "brega" pra caramba ?
É...Quero ver (ou ouvir)...Aposto um vidro de perfume "CK" com quem tiver tamanha audácia, certo? Fechou então.


- Essa semana faleceu o escritor "John Updike" aos 76 anos. Perdeu a luta contra o Câncer.
RIP.


- Silvio Berlusconi ganhou o prêmio "por que no te calas?" do mês (janeiro). Sua declaração sobre o estupro foi algo assim pra lá de idiota. Uma afronta às mulheres...Ainda dizem que italianos entendem de mulheres...Pfff...


- Da coleção "100 anos": No ano de 2009 fará 100 anos da morte do escritor Euclides da Cunha. O mestre que nos deu "Os Sertões".





JOHN UPDIKE (1932 - 2009)



****************


DICA


- "OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA" - TV BRASIL

Com "Alberto Dines" e "Cláudia Tisato" (Tercas-feiras às 22:40 hs ou Quartas-feiras à 01:30hs)





ALBERT CAMUS


BASQUETE


Apesar do nosso basquete não dar mais alegrias ao povo. E tudo que é de mais incompetente acontecendo na CBB - o ano de 2009 marcará uma geração que conquistou o primeiro título mundial de basquete para o Brasil. No idos anos de 1959 (um ano após o primeiro título mundial no futebol em 58) atletas brasileiros eram declarados campeões mundiais. Esse período da história esportiva brasileira é muito especial. No basquete seríamos campeões mundiais em 59 e 63. Em meio a isso - o Brasil seria bicampeão mundial no futebol em 58 e 62. Ou seja: um período de ouro para o esporte brasileiro.
Parabéns Algodão e cia.


NOVIDADES


- "Florence and The Machine"

É legal...O chato é isso...Quase tudo é...legal ! Nada é do cacete !!!!

- "Empire The Sun"

So...So...Em português: mais ou menos...Quase...legal ?





MICK JONES


SONO


Então...Estava eu nessa semana "clashiana" descansando após uma audição no disco (você sabe qual) e apaguei na cama. Dormi feito um bebê. De calça, camisa e sapato. Como um "bon vivant".
Acordei 5 horas depois com a seguinte cena: Camisa abarrotada, cabelos romanticamente emaranhados, calça desabotoada, sapatos descansados e dois CDs embaixo de mim.
Isso mesmo...Dormi em cima dos CDs (e não quebrou). Era o famoso "London Calling na altura do fígado e o "Document" (REM) no peito esquerdo. Como não sou um simples mortal - tomei isso como uma metáfora do dia: o cd do Clash no fígado representando meu lado etílico...Um Joe Strummer balbuciando "Jimmy Jazz". E do lado esquerdo do peito, o coração, minha banda predileta. Um acalorado sono com meus amigos desconhecidos favoritos. "Perfect Circle" !!!!
Morou ?


TRACKLIST

- Clampdown
- Hateful
- I'm not down
- The Card Cheat (lindíssima)
- Koka Kola
- Wrong 'em Boyo
- Four Horsemen
- London Calling
- Brand New Cadillac
- Train in Vain
- Spanish Bombs
- Revolution Rock
- The right profile

(Todas as músicas são do álbum "London Calling" - Clash copyright 79)


"...Spanish bombs; yo te quiero infinito.
Yo te quiero, oh mi corazón..."


Elevator !!!!! Going uppppp !!!!!!!!

1 Comments:

At 11:28 PM, Blogger  said...

the clash é chato, desculpa dizer.

o que é domingueir?

eu li o estrangeiro, de camus. tem tempo, minha sequela não me permite lembrar. mas lembro que é excelente.

adorei o lance dos cds! rs

peter murphy tá chegando! :)

 

Postar um comentário

<< Home