segunda-feira, dezembro 15, 2008

A vida até parece um filme...Já dizia o cinema. E, do ponto de vista social e antropológico é verdade. Quando se está diante de uma película sobre intrigas, fofocas e diversão - o telespectador fica confuso acerca de quem é quem...
Parece-lhe familiar ? Mera coincidência ? Boa parte de nossa vivência passa por isso. No fim, às vezes, sabe-se quem era o mocinho ou bandido. Na vida - essa certeza nunca é revelada. E - no cinema mais recente também não é mais...
Ainda achas "mera coincidência" ? A melhor teoria é a mais simples de todas, inclusive. "...Todos os personagens atuam em duas, três ou todos os lados da história..." Depende do ângulo que se está.

A grande lição é aprender a "frequência" do dia e manter-se íntegro e atento.


Pauta de hoje: Cinema, Madonna, Globo de Ouro, Ronaldo, Música, Lacan, Melhores de 2008 (1º Parte), Bettie Paige (RIP), Livros e mais algumas provocações...


QUEIME DEPOIS DE LER

Ao ser demitido por alcoolismo, o veterano da CIA Osborne Cox decide escrever um livro revelando segredos do governo. Ao saber disso, sua mulher Katie rouba os arquivos para usar contra ele no processo de divórcio. Acidentalmente, o material cai nas mãos de dois funcionários de uma academia nos subúrbios de Washington, Linda e Chad. Visando arranjar dinheiro para pagar as cirurgias plásticas que Linda sonha em fazer, eles chantageiam Cox. Para resolver o caso, é contratado o agente Harry Pfarrer, que coincidentemente é amante de Katie e mantém uma relação virtual com Linda. (Fonte e Crédito: Cine Players)





O filme foi indicado ao Globo de Ouro, alguns de seus atores também foram-no e sua direção idem. Gostei bastante do filme e das performances de John Malkovich, Brad Pitt e Frances McDormand (principalmente). A história é envolvente, mas existem alguns furos. Sinceramente estou bastante enjoado de ver Clooney faturando uma penca de mulheres. Parece atuar sempre no mesmo personagem. Porém, em algumas partes ele demonstra talento sim.
Outro furo ao meu ver - é justamente na falta de solidez, seriedade e "naipe" de uma CIA, né ? A sátira quase vira-se para uma paródia à Central Americana. Quase um "agente 86".
Talvez - essa tenha sido a intenção dos irmãos Coen, contudo eu não achei graça e reprovei a idéia. Obviamente em nada vai mudar a opinião da maioria a respeito do filme. Nem quero.
E também não quero dar a impressão de que não gostei do filme. Apenas digo: para um filme desses craques (irmãos Coen) está aquém do talento deles. Apenas isso...
É o preço da genialidade.

NOTA: 6,5


007 - QUANTUM OF SOLACE




Acho que chegou ao fim a saga do agente mais famoso do cinema. Pessoas próximas a mim sabem do meu enorme apreço ao personagem. Considero 007 - uma obra de arte moderna. Desde sua criação como seu modo de viver. Isso para mim - está intacto. Ninguém mexe.

Porém não gostei desse último não. Daniel Craig nem é o responsável pelo meu tédio acerca desse filme. "James Bond" é muito mais do que um "Rambo" ou um "Duro de matar". Bond tem elegância, irreverência, charme e astúcia. É treinado para matar e pronto. E o grande "pulo do gato" de Ian Fleming é justamente a rebeldia de James quanto essa pequena delegação.
James Bond não mata. Ele conquista mulheres, diverte-se com o caso, desobedece todo um protocolo britânico, deixa sua marca e depois...Mata.
O filme novo de James Bond parece mais um filme policial com diversas cenas repetitivas e já exploradas por qualquer "blockbuster" americano. As cenas de perseguição nos telhados de Siena (Itália) são exageradas. Bond e os "bandidos" caem de alturas impossíveis e continuam firmes. Cheguei ao ponto de achar que estava vendo "Matrix". O carro de Bond ficou em segundo plano. Seus brinquedinhos tecnológicos nem são citados no filme. Nada mais resta...A não ser um cara forte que mata todos em seu caminho e atinge o objetivo da forma que for...

Isso não é James Bond. Por favor...


NOTA: 3,0




OUTROS FILMES


Para não encher o saco do leitor - faço uma abreviatura de opinião sobre o Filme "Última Parada 174". Caso contrário o blog perde sua missão. Fica ao bel prazer de um simples espaço de opinião sobre cinema. E, convenhamos: massante!
O documentário é chato, fraco e insosso. Bruno Barreto é muuuuito mais diretor que isso. Criei toda uma expectativa e fui ludibriado por uma história pobre e sem gosto. Quase um "Linha Direta" em pleno cinema. Esse filme fez-me repensar sobre meu humor. Será que estou razinza demais ? Será que estou vendo e querendo coisas impossíveis ? Sinceramente não sei...Mas eu realmente não gostei do filme.


BETTIE PAIGE

As suas fotos em poses provocadoras transformaram-na num dos símbolos sexuais do século XX. Bettie Paige faleceu aos 85 anos, vítima de um ataque cardíaco semana passada.
A atriz Bettie Mae Page nasceu em Nashville, no Estado do Tennessee, em 1923.





*********************


RÁPIDAS


- Ridícula essa "briguinha" no recôncavo baiano. Caetano Veloso e Tom Zé deviam resolver qualquer pendenga internamente. Qualquer que seja o resultado a MPB só sairá perdendo.

- Ronaldo foi mau caráter. Não cola essa de profissionalismo. É triste ver uma programa que conta com editores-chefes, produtores e jornalistas respeitados ignorando a palavra "consideração" de maneira tão descarada. O mínimo esperado de um ser humano com inteligência era ter exposto a proposta para saber se poderia haver uma contra-proposta do clube que ele insiste em dizer que ama. Isso - na minha escala de valor - chama-se traíragem. E isento o Corinthians de qualquer coisa. Ronaldo é uma ameba mesmo...

- Cartaz colado nos muros do Rio de Janeiro: Mãe Cecília traz a pessoa amada em 3 dias. Garantia de mais 50 anos. " 50 anos" de santo.

Como ? Perdi alguma coisa ? - Rsrsrsrsrs...O que é isso ?????

- Não vi o show da Madonna, mas sua listinha de exigências foi no mínimo desprezível. Pobre Madonna...Inegável artista, porém uma débil mental como ser humano.

A saber: pedir carros blindados é uma das manias dessas "celebridades". Acho isso uma idiotice. O ser humano luta para chegar ao estrelato e, depois age como se fosse prisioneiro. Mas nem foi por isso a crítica não...Foi pela mais ridícula exigência já lida ou pedida por um artista: "Somente 13 pessoas (sua equipe) lhe dirigem a palavra..."Pfff....

Menos, minha filha...Beeeeem menos...





LIVROS


- "Como criar uma marca que vai enlouquecer a concorrência" (Editora Campus-Elsevier)
Por Jonathan Baskin


- "Gomorra" (Editora Bertrand)
Por Roberto Saviano


GLOBO DE OURO

Saiu a lista para a premiação do Globo de Ouro. Uma espécie de "prévia" para o Oscar em 2009.
Confesso que não acompanhei de perto aos filmes todos e por isso emitir uma opinião firme acerca de qualquer categoria seria mera especulação. Praticamente uma bravata.
Tenho apenas duas coisas a dizer:

1) Sinto que "Vicky Cristina Barcelona" poderá ser a produção mais premiada;

2) Heather Legder merecia esse prêmio póstumo. Além da interpretação - seria uma alegria na vida do ator e seus familiares.


LONDRES X RIO DE JANEIRO


No ótimo artigo da coluna de Ruth de Aquino a respeito da morte de João Roberto (menino de 3 anos assassinado pela polícia ao ser confundido dentro de um carro) - e faço meu todo conteúdo desse artigo; é demonstrado a imoralidade da polícia e da justiça.
Mas eu pergunto: e o caso Jean Charles ? O que houve no fim das contas ?
Jean Charles foi executado brutalmente com oito tiros (sete na cabeça e um no ombro) em pleno metrô de Londres ao ser confundido pela polícia britânica com um terrosrista.
Morreu sem ao menos ser interpelado...

Qual é a diferença ? O que aquela moldura feia e pálida chamada de Rainha tem a nos dizer ?
Desculpe ? Somente ? Desculpe é o $#*&*&%#&($ !!!!!!!!


MELHORES DE 2008 (1º Parte)

Como muitos já sabem; outros não. Sempre no mês de dezembro elejo as melhores coisas do ano corrente...Dividirei em 3 partes, ok ?


- Tracklist daqui
- Heather Ledger
- REM
- Californication
- House
- Juan (Flamengo)
- Fernando Gabeira
- César Cielo
- Rafael Nadal
- Carlton (mentolado)
- Chile
- Selton Mello
- Barack Obama
- Youtube
- Direitos Humanos
- Guitar Hero
- Literatura Mundial
- Exposição Corpo Humano
- São Paulo
- Mojito (de novo)
- HSBC (comercial da 3º idade)
- Ford (comercial da montadora toda cantando)


TRACKLIST

- Right Here, Right Now (Jesus Jones)
- Burning (Jesus Jones)
- Games Without Frontiers (Peter Gabriel)
- Lesson in love (level 42)
- Don't Look Back(FYC)
- Time to pretend (MGMT)
- Oh Yeah! (Yello)
- Joint in the Chant (Nitzer Ebb)
- Only (NIN)
- Birtday (Sugarcubes)
- Divine Thing (Soup Dragons)
- Dark Globe - Syd Barrett



YEAH !!!!!!!!!!!!!!!!!!

2 Comments:

At 8:44 PM, Blogger Unknown said...

Totalmente familiar... frequência?!... nem sempre estamos na mesma, eis o problema da questão.

;)

 
At 7:49 PM, Blogger VitauM said...

Concordo com o R.E.M.

Mas o "Queime depois de ler " acho que não tem tanta pretensão assim...

Abço, adoro o blog!

 

Postar um comentário

<< Home