domingo, outubro 26, 2008

Salvem pessoas de boa fé e boa índole. Semana especial que passou, pois obtive algumas vitórias pessoais e isso deixa-me feliz e sereno. Notícia que recebo de ultíssima hora fica por conta da chegada de um novo rebento do meu amigo Antônio Pedro Tabet. Para quem não sabe - o homem responsável pelo famoso "Kibe Loco". Parabéns, "Tonhão". Muita saúde e paz a essa nova criança.

Sem maiores delongas, vamos ao que interessa:


Pauta de hoje: Moby, TIM Festival, Cinema, Petróleo, Monteiro Lobato, Responsabilidade Social, Rápidas, Tracklist, Jam e outras insanidades...


TIM FESTIVAL


Ando lendo muito sobre as opiniões das mais variadas acerca do TIM Festival. Confesso que em sua maioria, nada muito bom. Porém, eu convido o leitor a fazer uma singela reflexão: O festival é relativo e controverso. Muita gente boa que curte rock estava reclamando, contudo o festival não resume-se ao "rock". É música. Nunca esqueçam-se disso. Eu mesmo fiquei frustradíssimo com a desistência de Paul Weller, entretanto poderia ver ao vivo lendas como Sonny Rollins.
Nunca é demais lembrar que o TIM Festival é oriundo do "Free Jazz Festival", lembram ? O rock e suas vertentes foram entrando aos poucos.
Vendo por esse prisma - não saberia dizer se o festival foi ruim ou não. Pessoas como "Sonny Rollins", "Carla Bley", "Stacey Kent" ou mesmo "The Bill Frisell Trio" são atrações esperadíssimas por gente que curte música em si. Entende ?
Mas cada um vê da forma que melhor conforta-lhe. E nada tem de errado nisso...





MONTEIRO LOBATO


O homem acima é um dos maiores escritores do século passado. Isso todo mundo já sabe. Que o vate citado é um dos responsáveis por boa parte da produção editorial, passando por assuntos equidistantes como, literatura infantil, contos, pesquisas, petróleo etc; algumas pessoas não sabem. A minha admiração pela obra desse "monstro"(no melhor da palavra) da escrita foi sua base para discutir, ensinar, pesquisa e insistir no mercado de maior valor do século XX: o petróleo. Pouquíssimas pessoas sabem (exceto a classe de geologia) que Monteiro Lobato sempre insistiu nas pesquisas do "ouro preto" chegando a escrever alguns livro sobre o assunto. Detalhe: antes da criação da Petrobras.
Para ter-se uma idéia, Monteiro Lobato, em 1938, fundou uma Companhia de Perfurações de Petróleo. Fato que desagradou a muita gente. Duramente perseguido por Getúlio Vargas (pois na época havia interesse em insistir que no Brasil não havia petróleo) - teve a maioria de seus livros acerca do assunto proibidos e censurados. A sociedade geóloga têm a maior admiração e respeito por ele. Foi o "pai" do petróleo no Brasil. Muita gente não sabe disso...
Monteiro ensinou através de contos infantis - um pouco de geologia às crianças...Sabem lá do que eu estou falando ? Leiam e releiam a importante obra desse "assombro" de homem.
Falecido em 1948, Monteiro deixou dois livros indispensáveis a quem possa interessar sobre o petróleo e, quem sabe, ao pré-sal: "O Escândalo do Petróleo" (1936) e "O Poço do Visconde" (1937), esse último direcionado às crianças.


MOBY




A semana que começa vem com um programa imperdível. Ao menos ao meu gosto. A MTV Brasileira apresenta na próxima sexta com reprise ao domingo, um especial de 2 horas com essa fera acima: Moby. Ou seja: você tem duas chances "claras" de ver. Quem deixar passar - é mulher do Crivella...Rsrsrs...


********************


RÁPIDAS


- A banda "Travis" não irá abrir o show do REM aqui no Rio. Quem o fará será o guitarrista "Fernando Magalhães". E, pensar que no Peru e na Venezuela a banda escocesa irá abrir. Inveja...

- Enquanto Márcio Braga fala bobagem a respeito do Flamengo, Carlos Montenegro deixa bem claro que o Botafogo já era. Um afirma que o time será campeão; o outro joga toalha.
Dois patetas do nosso futebol...Isso sim...

- Um passarinho assobia no meu ouvido o seguinte comentário: "Votar nessa cobra ? Nem pensar!" (Comentário de um primo de 1° grau de Eduardo Paes). Hmmm...

- "22 Dreams", último trabalho de Paul Weller é delicioso demais. Bota pra rolar em casa... O "modfather" é um dos mais completos artistas do mundo. Consagrado desde o "The Jam" (para mim - uma das minhas Top 10) passando pelo Style Council até sua carreira solo. Aproveitem - ele virá ano que vem. Podem apostar...

- Confusão à vista...Wilson Sideral abrindo em São Paulo ? Aconselho aos produtores e/ou realizadores de shows nesse país solicitar sempre um "briefing" do artista a ser contratado. Refiro-me aos estrangeiros nesse caso. Não custa nada, é simples e evita situações embaraçosas.

- Recentemente fui convidado para uma parceria beeeem legal. Eu peço desculpas por não revelar, mas é uma questão de pessoal. Assim que o projeto engatinhar prometo divulgar.


RESPONSABILIDADE SOCIAL


Aproveito esse espaço para mais uma vez divulgar e convidar a todos que conheçam dois projetos especiais: "Energia Olímpica" e a "Casa de Leylá".
O primeiro é um projeto que reúne mais de 200 crianças moradoras do Morro dos Tabajaras e do Morro dos Cabritos incentivando-as com atividades esportivas. Fui coordenador ano passado desse projeto e até hoje sinto saudade daquelas crianças.
O outro é um centro, um abrigo para meninas carentes no bairro do Riachuelo. Projeto que conta com toda atenção Synergia Editora e Gama 9 Comunicação. A "Casa de Leylá" é uma Instituição de Amparo à Infância. Podem confiar...


CINEMA


- Esse ano o Cine Art UFF (1968) faz 40 anos. A iniciativa foi de um grupo de formandos e amantes de cinema. Parabéns !!!


- Criado há nove anos e incentivando sempre o cinema brasileiro - o IX Projeta Brasil Cinemark acontece nesse próximo dia 3 de novembro. É imperdível. Serão 363 salas espalhadas pelo Rio de Janeiro somente com produção nacional custando a bagatela de R$ 2. É isso mesmo que você leu. Somente "dois" reais em qualquer sala. Os filmes ? Na pauta: "Última Parada 174", "Meu nome não é Johnny", "O ensaio sobre a cegueira", "A Casa da Mãe Joana", "Era uma vez...", "Linha de passe", "Estômago" etc... Tá bom ? Tá mais que bom...Pelo amor de Deus...Chance rara...


TRACKLIST

- Time (Tom Waits)
- Clap Hands (Tom Waits)
- Jockey Full of Bourbon (Tom Waits)
- Electron Blue (REM)
- Rottary Ten (REM)
- Suzanne (Leonard Cohen)
- So long for Marianne (Leonard Cohen)
- Suspicious Mind (Elvis Presley)
- Johnny Come Home (FYC)
- Manic Monday (Bangles)
- Diamond Dogs (Bowie)
- Good Thing (FYC)
- Michael Caine (Madness)
- All my trials (Joan Baez)
- We shall Overcome (Joan Baez)


****************




Vamos ou não vamos ?


Clap !!!!

1 Comments:

At 6:36 PM, Blogger Belle Ramos said...

Muito legal o blog, fiquei com inveja ,nunca consigo arrumar o meu...

Valeu,
Isa

 

Postar um comentário

<< Home