segunda-feira, outubro 06, 2008

Bom dia (no sentido amplo da palavra "dia") a todos. Fiquei contente com o resultado das eleições no Rio de Janeiro (cidade). No Estado - foram flagrantes as compras de votos, desobediência eleitoral, crime organizado e estado declarado de "milícias e traficantes" organizando as zonas (será que é por isso que chama-se "zona"?) eleitorais...
Que venha o segundo turno...

Ps: Gostaria que o segundo turno fosse composto entre Gabeira x Molon ou Gabeira x Jandira. Entretanto - seria uma utopia doce de minha parte, né ?


Pauta de Hoje: Língua Portuguesa, Machado de Assis, Kurt Cobain, Paranóia Verde (?), Eleições, Museu do Esporte e mais achados direto no prelo...



LÍNGUA PORTUGUESA

Procura-se um professor de português (será assim ainda ?). Alguém que oriente-me a reescrever minha língua pátria. Sério.
Abro o jornal e deparo-me com as mudanças:

- Não é necessário o sinal de circunflexo em palavras com hiato "oo": Voo, Enjoo...

- Não acentua-se mais com o sinal acima formas verbais como: creem, veem, deem...

- Não faz-se necessário mais a acentuação gráfica em palavras paroxítonas com ditongos abertos: heroica, jiboia, ideia...

E aí, meu caro ? Como vou reaprender a escrever de forma distinta algo que venho escrevendo há mais de trinta e poucos anos ? Parece até um deboche essas "atualizações" em pleno centenário da morte de Machado de Assis, certo ?
Não curvei-me ao "internês", e não quero curvar-me diante disso também...
O problema é que as mudanças foram aprovadas (ou não?) pelas principais instituições da língua pátria. Algo como ABL, Real Gabinete Português de Leitura etc...

Alguém ajude-me ?





MACHADO DE ASSIS (1839-1908)


Parabéns, Joaquim Maria Machado de Assis...E desculpe qualquer coisa...



MUSEU DO ESPORTE (SP)


Parabéns à iniciativa pública e privada pela realização do Museu do Esporte em São Paulo, no Pacaembu. Ainda não visitei-o, mas farei em novembro de fato. O Museu era mais do que necessário. Além de moderno e rico (em acervo), o espaço reconstrói (continuo teimoso às mudanças...) e reporta a história (mais uma vez) do Futebol no Brasil. E até do mundo...
Sempre presente na política européia (essa nao está na regra), não foi diferente na América do Sul. Diversos políticos como Churchill, Hitler, Perón, Vargas, Mussolini, Stálin, Salazar, Franco etc...Enxergaram na "nobre arte inglesa" um canal populista para favorecimento ou ratificação de poderio político. Temos inúmeros exemplos.
Porém - o meu contentamento com tal obra em nada passa pela política. Nada.
É somente uma questão de justiça e beleza ao esporte mais praticado no mundo, e no qual tem o "Brasil" como símbolo máximo de "escola". Justo então, que no país do futebol tivesse um lugar para mostrar todos os encantos do esporte. E, principalmente os responsáveis por isso: os jogadores. Artistas da bola. Ponto Final.


RÁPIDA


Estava andando na rua ontem com minha camisa do Flamengo, quando dois homens gritaram: "Linda camisa!!!!". Sorri.
Metros a frente - um gozador (torcedor de outro time) fez hora comigo na frente de uma banca de jornal. Falou:
- Tira essa camisa, rapaz.
Eu falei:
- Qual camisa ?
Ele respondeu:
- Essa do Flamengo no seu corpo.
Finalizei:
- Ah...Isso aqui não é camisa não, querido. É minha pele mesmo. Camisa quem tem são vcs...Outros times...
Risos geral !!!!!


*****************




KURT COBAIN


Por favor, parem de atazanar o homem...Deixe-o descansar em paz, de fato. O cara já sofreu em vida, para quê invocar e provocar tal nome em busca de notoriedade ?
Esse papo de que as cinzas (ou uma pequena parte) dele estão com essa mulher (faço questão de nem escrever seu nome aqui) e que ela fumará ou cheirará em nome ou em memória de Kurt é uma imbecilidade incrível. Sou contra essas "papagaiadas" em detrimento aos mortos. Acho desrespeitosa, oportunista, safada e execrável ações ou iniciativas desse porte. Horrível...

"Smell like pig spirit" !!!!!


ELEICÕES I


Abro o jornal (sempre) e o que vejo? A lista completa da votação para vereadores da Cidade do Rio de Janeiro. E, para meu espanto e sorriso (nada como uma piada) descubro alguns candidatos com "nenhum" voto. Zero. Nada. Uma rosca.
Como assim ? Esses candidatos não têm parentes, amigos ou namorad(o)a(s) ?
Eis alguns deles: Leleq (PT), Zeca Figueiredo (PSTU), Vovó Dedé (PC do B), Quesada (PDT), Quinho (PDT), Carlinhos da Vila (PR) entre outros...

Durma com essa...


ELEICÕES II


Outra coisa: pode parecer chatice minha ou cisma...De repente!?
Quando qualquer cidadão é solicitado às Forças Armadas, TRE, Justiça e afins, não chama-se tal cidadão pelo seu nome completo ?
Quando és "fichado" na polícia ou tira-se qualquer documento também faz-se necessário o nome completo ? Quando casas-te ou morre-se também faz-se necessário o nome completo ?
Todas as perguntas acima indicam a resposta "sim".
Agora responda-me você (que está lendo esse espaço): Por que temos que conviver com "apelidos" ou "alcunhas" esdrúxulas na TV com o "nome" de certos candidatos ?
Eleição é deboche ? É circo ? Não tem regra ? Vale tudo para chamar atenção ?

Brasil: teu nome é deboche. Abra essa pândega cortina !!!!


PARANÓIA VERDE


Tocarei em um assunto delicado e polêmico. Eu sei...Pelo amor de deus não interpretem-me mal ou irresponsável. Caso seja uma besteira tamanha o que escreverei - apaguem tal falácia desse mundo, ok ? É só uma divagação despretensiosa e sem intenção...Ou uma burrice anunciada (antecipada).

Estava vendo alguns programas de televisão onde o tema central era o meio ambiente. Todos, diga-se de passagem, bem feitos, bem produzidos e de extremo gosto e razão. Sou um cara ambiental. Contem sempre comigo...Juro.
E em praticamente todos ensinavam-se às pessoas como reciclar, não agredir o meio ambiente, reaproveitar dejetos, coletar corretamente etc...
Porém, certas iniciativas beiraram a loucura. Teve um programa que ensinou como não gastar ou desperdiçar água de uma forma que eu não consegui acreditar que algum ser humano fosse capaz de fazer. Parecia um processo químico altamente qualificado e fácil. Senão vejamos: O rapaz começa com um torneira para lavar as mãos, embaixo tem um balde para não desperdiçar uma gota sequer; a partir daí essa mesmíssima água vai para a cozinha servir de limpeza para alimentos, panelas, pratos, talheres etc; após essa etapa (sempre com um baldinho embaixo para reaproveitar), leva-se essa água para etapa final. Constitui-se em duas partes. Parte dela irá para lavar o banheiro e a outra para regar as plantas...Entendeu ?

Alguma coisa ilegal, imoral ou indecente ? Não. Lógico que não. Mas fica a pergunta:
Todo mundo é capaz de fazer isso ? Todos os dias ? Em todos os lugares ? Até a morte ?

Sabe ? Essa é a discussão...Não existe planejamento ou objetivo que não passe pelo imponderável ou pelo realismo em si. É viável ? É sustentável ?
Essa é somente uma questão, ok ? Não levem como crítica ou julgamento. Acho que o tema passa por aí...Gosto de ir ao fundo das questões. Caso contrário - fica para mim a impressão da utopia "côncava"...

A impressão que tive ao terminar de ver o programa era que até no ato de defecar; estava cometendo um erro terrível ao dar a descarga. Sei lá...Poderia eu estar desperdiçando (eita esse gerundismo, hein ?) "adubo" ou "matéria-prima" para outro evento...Sério...
Não estou fazendo piada...A impressão foi essa...


TRACKLIST

- Aftermath (REM)
- Romance (REM)
- Young Folks (Peter, Bjorn & John)
- It's Flexible (Depeche Mode)
- Hurt (The Embassy)
- State'08 (The Embassy)
- Paris is Burning (Ladyhawke)
- Dusk Till Dawn (Ladyhawke)
- Midnight Surprise (Lightspeed Champion)
- Standing next to me (The Last Shadow Puppets)
- Stop the Clocks (Oasis) * Isso para mostrar que tenho boa vontade com a banda
- We're From Barcelona (I'm from Barcelona)
- Out on the Weekend (Neil Young)
- Going to a Town (Rufus Wainwright)
- Jane's Says (Jane's Addiction)
- Have You Made up your Mind (Paul Weller)




Sorry, Luísa...

Clic.

6 Comments:

At 4:19 PM, Blogger Unknown said...

aiai... as eleições daqui foram uó tudo arranjado tbm, se tivesse o Levi Fidélix eu votaria com + felicidade!
ele sim tem idéias inovadoras como o aerotrem, um sonho não precisar andar mais nesses metrôs capengos de SP!!

o bagulho da lingua portuguesa ó ja to por dentro ja excrivu td legau memoooo fmz? énoisqtá bjas

[nao aguento mais ver essas fotos do Kurt!! essa cara de desespero dele me deixa desesperada tbm uauahuaha]

 
At 9:51 PM, Blogger Sil said...

Não levo muita fé nessas mudanças da Língua não...mas pra tudo existe a licença poética, pergunte ao Machado...

Bacana o blog, já visito com gosto. Indicação by R.E.M. rs.

Hasta.
Silvia.

 
At 9:07 AM, Anonymous Anônimo said...

Não iria escrever nada, mas não posso deixar de comentar (e tento transmitir-lhe isso da melhor forma possível) sobre a quantidade industrial de erros de português para alguém que coloca Machado de Assis em um post.
Um bom texto, mesmo que seja em um veículo de consumo rápido, como um blog, requer uma revisão mais apurada. E olha que eu nem entro no mérito estilístico...
Mas, enfim, reler uma gramática faria um bem danado.

 
At 1:55 PM, Anonymous Anônimo said...

Entrei aqui para comentar sobre a mudança na língua portuguesa (que para mim é algo de quem não tem o que fazer) e me deparei com o comments acima de alguém que nem teve a coragem de assinar o mesmo.Vou te dar um toque,querido(a)covarde:Se não tem nada de bom para falar(ou escrever)fique na sua...E se quer se mostrar, faça o seu próprio blog!

 
At 2:13 PM, Anonymous Anônimo said...

Cara Alessandra Rocha (irmã?), eu não falo nada, escrevo; e com a melhor das intenções: ler um bom texto. Conforme você mesma pode conferir, depois de dois pontos, letra minúscula. Não erre de novo. Um abraço.

 
At 5:20 PM, Anonymous Anônimo said...

Pelo visto você realmente é um covarde.Um covarde cego ainda por cima.Isso aqui é um blog,não uma monografia ou gramática.Este blog não tem o intuito de ensinar português e sim de divertir as pessoas.Acorda!Quem é você para se achar melhor que os outros? Um covarde que nem tem coragem de colocar o seu nome no comentário...

 

Postar um comentário

<< Home