segunda-feira, agosto 18, 2008

Salvem...Apesar de domingo, originalmente, ser o dia primeiro da semana no calendário antigo - a segunda-feira é que tornou-se o dia de recomeço. Então recomeça-se outra semana. Junto à ela devo retificar uma informação dada semana passada aqui: eu escrevi "Heather" em vez de "Heath" Ledger no texto do Batman. Desculpem-me. Chega de mexer com o homem...Rsrsrs...Descanse em paz e com o nome correto. Ok ?
Srta. Marcela Luz foi quem identificou o erro. Beleza...Blogs com interatividade são para isso também. Retificação feita - vamos lá:

Pauta de Hoje: Bossa Nova, Futebol, Clint Eastwood, Curiosidades, The Cure, Televisão, Olimpíadas, Paul Weller, Tracklist, Curtas e algumas outras bobagens afins...





THE CURE


Estava revendo um DVD semana passada do The Cure, o "Trilogy", e senti aquela impressão boa que sempre tive acerca dos shows da banda. O "Cure" (se permitem-me a intimidade) é uma banda que sempre realizou shows memoráveis. Esse em especial passa-se em Berlim e Bruxelas.
É impressionante como Robert Smith e cia. mexem-se pouco e paralisa o espectador. Como o show tem uma grandeza em si e por si. Sem pirotecnias especiais. Apenas luzes aleatórias, porém com músicas imperativas. Ver a um show da banda (e eu já vi) é um momento ímpar.
A presença, o ambiente, a banda, o som - tudo é magistral. E tudo é tão simples...
Impressionante.

Sem comparações bobas, mas vejo muitas bandas realizarem shows com esforço, garra e técnica, contudo o resultado não alcança a sumidade, ao deleite, ao estágio de catarse mesmo. E o "The Cure" o faz com tanta naturalidade...Músicas como "one hundred years", "Fascination Street", "Cold", "Disintegration", "Bloodflowers" ou "Out of this world" enfeitiçam-nos de uma forma singular. O clima todo é convidativo e sedutor. O melhor de tudo é que eles não economizam no tempo. A banda é famosa por shows de 2 horas, 2 horas e meia ou 3 horas ( e eu adoro shows longos). Imagine ver uma banda na qual você tenha um enorme prazer por mais de 2 horas e meia ? Fantástico, não ? Assim é o "The Cure".


BOSSA NOVA


Em 10 de julho de 1958 data-se o início da Bossa Nova. Especialmente com João Gilberto. Apesar de alguns jornais terem publicado casos anteriores ou embriões do que chamou-se "bossa nova", a música "andou" mesmo com João Gilberto. E como esse ano faz cinquenta anos do início há de se reparar uma série de documentários, filmes, curtas ou especiais acerca do assunto.
Eu considero a música sublime. Irrita-me associarem o Brasil "somente" ao samba. A bossa nova, tal qual o samba, tem origens estrangeiras, porém é brasileiríssima...Quiçá um dia algum estrangeiro (com alguma massa cinzenta) associar o Brasil assim:
- Ok...Brazil (sic). Futebol, Bossa Nova, cachaça...Yeah!
Entende ? E não é reclamação sofisticada ou elitizada não. O samba sempre terá seu enorme espaço. Todavia a bossa nova precisa da mesma atenção, associação e lembrança. Afinal de contas o mundo todo ouviu "João Gilberto", "Tom Jobim", "Johnny Alf", "Carlos Lyra", "Dick Farney" ou "Vinicius de Morais". Certo ? Então por que essa dicotomia? Não entendo...
Juro que não. Na escala do tempo alguém deveria corrigir de maneira justa essa desassociação.

Para fechar: Artistas como Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, Billy Blanco ou Zimbo Trio fizeram história a partir da década de 60 pelo Estados Unidos inteiro. E tudo está devidamente registrado. Basta fazer justiça...Isso sem contar na influência jazzística com Stan Getz e Charlie Bird chamando Tom e João para realizar uma das maiores parcerias Brasil-EUA. Daí saiu Getz/Gilberto e um longo trabalho entre os dois. Dizem que essa parceria rendeu um dos melhores discos de jazz de todos os tempos. Sacou ? Bossa Nova é brasileira !!!!


CURIOSIDADES


- Respondendo "parcialmente" a uma das mais famosas indagações acerca de Walt Disney, Pato Donald tinha uma irmã gêmea chamada "Dumbella" (Della nos EUA) citada uma única vez na década de 40, e seria ela a mãe de "Huguinho, Zezinho e Luizinho". Os meninos foram deixados aos cuidados do tio famoso. "Parcialmente", pois ninguém explica o porquê...


- A marca "Yakult" data de 1935. Nesse ano o doutor Minoru Shirota selecionou um lactobacilo especial que conseguiu atravessar toda acidez do estômago e chegar "vivo" no intestino e ajudar a dar mais força e equilíbrio às funções intestinais. Batizou-se de "Lactobacillus" tal campeão.
Ano seguinte começou a produção do leite fermentado "Yakult". Cada frasco têm 400 milhões de lactobacilos vivos. No Brasil, a produção começou em 1966.


- O ator Clint Eastwood foi soldado americano e ficou famoso no meio das Forças Armadas por ter nadado 5 quilômetros num ponto do oceano até a Costa devido a um acidente de avião. Clint virou professor de natação do Exército. O cinema foi incentivo de dois colegas de exército.


- Paul Weller, atração do Tim Festival (Yeah!!) confessou que seu trabalho no "Stycle Council" e
carreira solo foram fortemente influenciados pela "bossa nova" (olha ela aí de novo...)


- Alguém assiste ao "Show Business" com João Dória Jr. aos domingos às 23:30 hs ? Nunca vi programa mais longínquo sem audiência assim...Rsrsrs





CLINT EASTWOOD


CURTAS


- No jogo ontem entre Santos x Flamengo; o comentarista Sérgio Noronha comprovou que não acompanha mesmo "de perto" o futebol carioca. No momento em que estava 2 x 1 para o time do Santos, Sérgio insistia que mais perdido que o time do Flamengo estava o técnico Caio Júnior. Fazia alterações ao léu...Repetiu o comentário em todas alterações. Resultado: o Flamengo empatou e passou a jogar melhor justamente em razão das alterações. Ou seja: é mole botar a barriga na cabine e comentar apenas o que vê...Os repórteres que acompanham os clubes dia a dia sabem bem mais do que certos "aposentados" por aí...


- O Brasil está atrás do "Cazaquistão", "Azerbaijão", "Zimbábue" e "Mongólia" no quadro de medalhas...Rsrsrs...
Pô, não é nada, não é nada - não é p*%$|# nenhuma, né ? Menos mal - estamos à frente da Áustria, Argentina, Portugal, Suécia, Hungria, Irlanda e Bélgica.


- Luto na Bahia: Dorival Caymmi morre aos 94 anos. Guardadas as devidas atenções e respeito ao artista - imagine como terá sido o enterro do cantor ? Enterro de baiano é demorado...
Vixe...
RIP.


EDITORAS


Eu questionei aqui nesse espaço o mandato de Vossa Senhoria, o ministro Giberto Gil há dois, três "posts" atrás. E quase todo mundo concordou comigo. Mas injusto seria apenas criticar; por isso vou além e indico um simples movimento que poderia ser feito da forma mais leve possível.
Lembra da Lei Rouanet ? Não é ela, porém uma variação dela.
Estipularia que toda editora de livros teria que lançar ou 6, ou 12 (1 ou dois escritor/mês) autores novos, desconhecidos por ano. Assim sendo - teria incentivo fiscal e dedução no imposto recolhido.
Por que não ? É tão simples...Basta vontade. E aqueceria o mercado editorial no Brasil.
Entende minha revolta ?
Basta vontade. Essa é só uma das infinidades de sugestões a serem feitas. Mas tem que querer fazer. E ninguém o quer.




JOÃO GILBERTO



TRACKLIST

- Bim Bom (João Gilberto)
- Chega de Saudade (João Gilberto)
- Ponteio (Edu Lobo)
- "Girl From Ipanema" (Getz/Gilberto)
- Ela é carioca (Getz/Gilberto)
- Só tinha de ser com você (Jobim)
- Tereza da Praia (Billy Blanco)
- Have you made up your mind (Paul Weller)
- 22 dreams (Paul Weller)
- Above the clouds (Paul Weller)
- Wildwood (Paul Weller)
- Sunflower (Paul Weller)
- Cold (The Cure)
- Bloodflowers (The Cure)
- Fascination Street (The Cure)
- Disintegration (The Cure)

2 Comments:

At 3:35 PM, Blogger Unknown said...

Tu sabe que eu gosto de ti, né? Então não ligue para meu pequeno adendo sobre a Bossa Nova.
Muitos estrangeiros associam o Brasil ao Samba, ao Futebol E À BOSSA NOVA! Não se engane!
Palavras de quem já trabalhou no Mistura Fina e acompanha o cenário musical nacional.
Por isso, pode ficar relaxado que nosso legado tupiniquim está bem, obrigado mundo afora!
Não tinha um papo aí que ia rolar The Cure por essas bandas? Que aconteceu? Amanhã tem lançamento on line do novo do Bloc Party, viu?

 
At 9:45 PM, Anonymous Anônimo said...

Léo! Não sabia que você era um fã maníaco de Ccure também!!!

Ney.

 

Postar um comentário

<< Home