segunda-feira, julho 21, 2008

Passei o fim de semana todo escrevendo e lendo bastante. Ambas as atividades já fazem-se presente no meu cotidiano, porém a profundidade intensificou-se devido a uma pesquisa. Dentro em breve eu revelo. No mais - queria deixar público a excelente e engraçada matéria que minha competente amiga e jornalista Marcella Sobral publicou na Revista de Domingo.
Tratava-se de "speed dating". Conforme ela mesmo disse: "Também pensava que essas coisas só davam certo em filmes americanos". O próprio filme "O virgem de 40 anos" conta com uma cena dessas...Rsrsrsrs...E rende ótimas risadas...

Here we go...


Pauta de hoje: TIM Festival, Simple Minds, FYC, Novidades, "Por toda a minha vida", Tracklist, Opinião e alguns azedumes...


TIM Festival


Todo ano é a mesma coisa: especula-se muito, todos ficam ouriçados e o festival apronta algumas surpresas. Em diversos blogs especulam-se e dão como certos nomes ainda não confirmados. Ok.
Nada de ilícito nisso. Ao contrário, alguns (blogs) substituem de forma "simbólica" a investigação e o afã do jornalismo cultural.
De certo mesmo será que o festival acontecerá em outubro no Rio, São Paulo e Vitória (ES).
Bandas e artistas confirmados: "Sonny Rollins", "The National", "The Gossip", "MGMT", "The Klaxons", "Paul Weller", "Stacey Kent", "Carla Bley" e "Speranza Spalding".

Bandas e artistas "pré-confirmados": "Amy Winehouse", "Mika", "Beirut", "Santogold", "Ryan Adams", "Franz Ferdinand", "Kanye West" e "Marcelo Camelo" (solo)".

"Parece-me" - eu disse "parece-me" que Leonard Cohen não virá mais. Essa coluna reserva um mês de luto por isso. Sr. Cohen era o principal motivo para esse humilde mancebo encaminhar-se ao evento. Fico agora com o mestre Paul Weller. Outra fera...


Rio de Janeiro - Marina da Glória
São Paulo - Parque do Ibirapuera
Dias 22 a 26 de Outubro




PAUL WELLER


**********

"POR TODA A MINHA VIDA"


Essa série apresentada pela Rede Globo rendeu-me uma felicidade imane semana passada. Apesar da "inoportuna" e "chata" aparição dos Mamonas Assassinas no primeiro episódio; lavou a minha alma com a extraordinária "Dolores Duran". A fantástica cantora e poeta morta aos 29 anos vítima de um fulminante ataque cardíaco. Aprendi a gostar dessa "moreninha" com meu avô. E esse é um dos motivos na qual senti-me emocionado e feliz ao vê-la.
Canções como: "A noite do meu bem", "Se é por falta de adeus", "Por causa de você", "Castigo" e principalmente "Estrada do Sol" mataram a pau. Mostrou a essa gente brasileira que sempre tivemos cantoras (ou artistas) estupendos. Dolores nasceu com amor, cantou por amor e de tanto amar seu coração não aguentou...





ESTRADA DO SOL (Dolores Duran/Tom Jobim)

É de manhã, vem o sol
Mas os pingos da chuva que ontem caiu
Ainda estão a brilhar
Ainda estão a dançar
Ao vento alegre que me traz esta canção

Quero que você me dê a mão
Vamos sair por aí
Sem pensar no que foi que sonhei
Que chorei, que sofri
Pois a nossa manhã
Já me fez esquecer
Me dê a mão, vamos sair pra ver o sol


ANOS 80

Duas bandas que nunca saem do meu som e que muito tempo embalaram minha vida; na verdade minha pré-adolescência foram: "Simple Minds" e "Fine Young Cannibals"

Para falar da origem do Fine Young Cannibals é necessário voltarmos ao passado de uma grande banda, o The Beat (que na América era conhecida como English Beat). O Beat era uma banda que misturava new wave com ska, nos mesmos moldes do Specials e Madness. Em 1983, o grupo acabou e Andy Cox (guitarra) e David Steele (baixo), surpresos com a saída dos vocalistas Ranking Roger e David Wakelin, que montaram o General Public, tiveram que repensar uma nova banda. Mas já que o Beat tinha ido para o espaço, resolveram aumentar o leque musical da banda, enxertando elementos de jazz e soul em uma nova identidade, e para isso queriam um vocalista desconhecido e com uma voz forte e marcante. Mais de 400 audições foram feitas até a banda lembrar-se de "Roland Gift" (o "Cafu" inglês) , um jovem de Birmingham que havia trabalhado com eles anteriormente. Era o que faltava. A banda lançou 4 discos (um remix), porém naufragou em 96. As duas pérolas dessa banda e eu indico-os a você que curte pop com R&B e soul: "Fine Young Cannibals" (1985) e o perfeito "The Raw & the Cooked" (1989). Canções como: "Good Thing", "Don´t look back", "Johnny Come Home", "Ever fallen in love" (cover dos Buzzcocks), "I'm not a man I used to be" e a clássica "She Drives me Crazy" são inesquecíveis.

Obs: O nome da banda foi tirado de um filme dos anos 60.



FINE YOUNG CANNIBALS


A outra banda é oriunda de Glasgow, Escócia. São fruto também de uma série de dissolvições de bandas locais e projetos paralelos. A banda firma-se como nome em 78. O principais nomes da banda sempre foram o vocalista Jim Kerr, o guitarrista Charlie Burchill e o batera Brian McGee.
O surgimento e som do Simple Minds é muito parecido com o U2. Inclusive na mudança de som com o passar dos anos. De New wave, pop-rock e pop. A banda criou inúmeras pérolas da músicas, tais como: "
"Promise you a miracle", "Glittering Prize", "Alive and Kicking", "Sanctify Yourself", "All the Things She Said", "Ghostdancing" e "Someone Somewhere in Summertime", e seu maior sucesso: "Don´t you forget about me" (trilha do filme "Clube dos Cinco". A banda esteve em solo brasileiro em 1998 no Hollywood Rock. Esse quem vos escreve esteve lá.
Pude ouvir um dos maiores hinos que uma banda pode fazer a uma pessoa: "Mandela Day"
Em tempo: a banda continua na ativa.

Principais discos:

Life In A Day (1979)
Real to Real Cacophony (1979)
Empires and Dance (1980)
Sons and Fascination (1981)
Sister Feelings Call (1981)
Celebration (1982)
New Gold Dream (81-82-83-84) (1982)
Sparkle In The Rain (1984)
Once Upon a Time (1985)
Live In The City of Light (1987)
Street Fighting Years (1989)




SIMPLE MINDS


************


NOVIDADES


- A Revista americana de publicidade "Trend Hunter" fez um ranking dos 50 anúncios mais chocantes dos últimos tempos. Impressionante o terror dos comerciais.
Só como exemplo: Um desses comerciais sobre a AIDS aparece um modelo pelado na posição "papai-mamãe" transando com uma mulher. Porém, o que aparece ao telespectador em vez da figura de mulher é na verdade um escorpião entrelaçado no homem com a cauda pronta para "envenenar" o pobre homem.

Mais informações: www.desencannes.com.br


- A empresa 23andMe, que oferece testes de DNA nos EUA por u$ 1 mil criou uma nova modalidade de site de relacionamentos. A idéia é abrir um espaço no perfil dos usuários para publicar dados sbre seu DNA. Parece que a "Google" está de olho.


- As bandas que vêm abrindo os shows do REM pela Europa estão sendo revezadas. São elas:
Modest Mouse, Editors, Guillemots, Duke Spirit, The Disciplines, We are Scientists e Elbow.


- Tanto em CD como DVD as vendas caíram 31% no ano de 2007. Em compensação as vendas de música digital aumentaram em astronômicos 185% no mesmo ano.
Ulha !!!!


TRACKLIST

- Blue (FYC)
- Good Thing (FYC)
- Suspicious Mind (versão FYC)
- Johnny Come Home (FYC)
- I'm not a man I used to be (FYC)
- Promised you a miracle (Simple Minds)
- Glittiering Prize (Simple Minds)
- Mandela Day (Simple Minds)
- Don't look Back (FYC)
- New Gold Dream (Simple Minds)
- Falling Out Of Reach (Guillemots)
- Get Over It (Gullemots)
- Grounds Of Divorce (Elbow)
- One day like this (Elbow)
- M79 (Vampire Weekend)






Coming Soon


BLAAAAM !!!!!!!!!!!!!!!