domingo, outubro 12, 2008

Semana de muito trabalho, de muito suor MESMO. E, não é reclamação. Apenas uma retórica.

Que bom, né ? Semaninha que o time da Gávea tomou um "sapeca" que não estava nos planos e irritou mais de 80 mil torcedores...Zero pro time e zero pro presidente...

Sem perder muito tempo - vamos ao que interessa...

Pauta de hoje: Bruce Lee, Livros, Cioran, Dapieve, Crianças, Duran Duran, Bipolaridade, Novidades e muita música.


BRUCE LEE

Depois de mais de 30 anos de desprezo de seu país de origem (China) esse astro do cinema terá sua história recontada numa série produzida pelo gigante oriental. Lee morreu em 1973 de um edema cerebral. Aliás, saiu hoje no caderno de cultura do Jornal O Globo uma matéria sobre a saga dele. Desculpe-me apenas o jornalista que escreveu, pois o nome eu não recordo-me. Falha imperdoável, de fato.

De qualquer maneira, Bruce Lee sempre foi injustiçado pela China. Principalmente porque na época de seus filmes quem produzia-os eram os Estados Unidos. A China não digeria essa parceria muito bem. Basta lembrar da série americana "Kung Fu" estrelado por David Carradine, na qual eu adoro, para ter-se uma idéia de como estremecia ambos os países essa parceria sino-americana. O fato de ter escalado David Carradine (cuja performance foi esplendora) para fazer a série em vez de Lee já demonstrava uma guerra de egos e patriotismos na época.

Passados então, 35 anos, a China lança uma série enorme sobre o astro das artes marciais. Um pouco tarde, mas importante para o público em geral.



Obs: Lee foi formado em filosofia.

****************

ARTHUR DAPIEVE

Queridíssimo jornalista e escritor, Dapieve lançou essa semana na Livraria Travessa no Leblon seu mais recente livro: "Black Music" - Editora Objetiva.
Sempre com a licença do autor - geralmente peço a ele o espaço para divulgação - o livro narra a história de três jovens (adolescentes) dentro de uma favela. Dapieve não deixa o assunto cair no "lugar comum" da realidade da favela. Um sequestro, três vidas e um destino.


****************************



EMIL CIORAN (1911-1995)

*****************

BIPOLAR

O transtorno afetivo bipolar era denominado até bem pouco tempo de psicose maníaco-depressiva. Esse nome foi abandonado principalmente porque este transtorno não apresenta necessariamente sintomas psicóticos, na verdade, na maioria das vezes esses sintomas não aparecem. Os transtornos afetivos não estão com sua classificação terminada. Provavelmente nos próximos anos surgirão novos subtipos de transtornos afetivos, melhorando a precisão dos diagnósticos. Por enquanto basta-nos compreender o que vem a ser o transtorno bipolar. Com a mudança de nome esse transtorno deixou de ser considerado uma perturbação psicótica para ser considerado uma perturbação afetiva.
Aceita-se a divisão do transtorno afetivo bipolar em dois tipos: o tipo I e o tipo II. O tipo I é a forma clássica em que o paciente apresenta os episódios de mania alternados com os depressivos. As fases maníacas não precisam necessariamente ser seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por maníacas. Na prática observa-se muito mais uma tendência dos pacientes a fazerem várias crises de um tipo e poucas do outro, há pacientes bipolares que nunca fizeram fases depressivas e há deprimidos que só tiveram uma fase maníaca enquanto as depressivas foram numerosas. O tipo II caracteriza-se por não apresentar episódios de mania, mas de hipomania com depressão.
Fonte: (Site "Psico")

NOVIDADES

- Livro de Leonardo Chehebe Rocha está pronto. Terminado desde o começo do mês de outubro. Falta apenas mandar ao prelo. Cruzem os dedos...(Rsrsrsrs)

- A banda "The Adicts" (formada em 76) vem ao Brasil fazer show em dezembro. Será no dia 6 de dezembro em São Paulo. A banda "Inocentes" fará a abertura.

- Bloc Party em "playback" ? - Hummmm...

- Esse quem vos escreve tomou essa semana a famosa "volta" carioca. (conhecido também por outras alcunhas). Tem gente devendo-me um ingresso do The Cult.

- "Não há amizades, parentesco, qualidades nem grandezas que possam enfrentar o rigor da inveja." (Miguel de Cervantes)


DURAN DURAN

Aguardados pelos milhões de fãs brasileiros, a banda inglesa espera realizar um show impecável. Admito que sempre tive um certo "pré-conceito" em relação a banda. Mas sempre admirei clássicos como "Hungry like a wolf", "A view to kill", "American Science", "Notorius", "Save a prayer" ou "A matter of Felling". E estava presente na sua única apresentação no Brasil.
Pra quem não sabe o nome da banda foi tirado do filme "Barbarella" - o vilão chamava-se "Dr. Durand".
A banda retorna ao Brasil depois de 20 anos - em 1988 a banda esteve em solo brasileiro no famoso Hollywood Rock - para shows em São Paulo, Rio e Porto Alegre em novembro.




DIAS DAS CRIANÇAS


Perdoe-me, Luísa, mas ainda vejo-a como tal. Mesmo após seus doze anos de vida. De qualquer maneira gostaria de externar aqui minha eterna admiração às crianças. São os adultos em forma pequena. Podem apostar.

Nada melhor do que uma criança.

Ps: Luísa odeia que a chame de criança...Rsrsrsrs...


LIVRO

Em 1437, em plena atividade, em Estrasburgo, Johannes Gutenberg foi chamado à justiça por uma senhorita de nome Ana Isernen Thur. Motivo: Gutenberg lhe havia prometido casamento e a moça resolveu cobrar a promessa. O ourives não fugiu ao compromisso e casou-se com Ana. Empobrecido, Gutenberg se ocupava da feitura de finas jóias, mas não podia fazer o que adorava: ler e estudar. Os livros confeccionados à mão eram caros demais e Gutenberg não tinha condições de pagar por eles. Naquela época, copiar um livro era um trabalho fenomenal. Levava tanto tempo que só os monges nos conventos podiam passar dias executando essa tarefa - em latim, é claro. Por isso os assuntos das obras eram quase sempre religiosos.
Pai do livro impresso - tecnologia que adaptou após diversas observações, Gutenberg conseguiu o patrocínio de um financiador chamado Johann Fust, a quem confiou o segredo da invenção, para imprimir seu primeiro livro. Isso somente em 1440. A técnica era baseada no seguinte passo-a-passo: adaptou uma prensa que servia para produzir vinhos. O mecanismo consistia em um suporte fixo e uma parte superior móvel em forma de parafuso. A fôrma com os tipos unidos era colocada sobre o suporte, recebia uma camada de tinta e por cima a folha de papel. A parte superior era depois movida para baixo, pressionando o papel contra os tipos. Estava inventada a impressão tipográfica, uma tecnologia que sobreviveria com poucas modificações até o século XIX. (Fonte: Amigos do Livro)

Obs: faz-se valer a expressão quando diz-se que o livro está no "prelo"...

Eu considero um privilégio dos deuses a invenção do livro impresso. Imagine reunir toda uma vida, estudo e pesquisas de mais de décadas e décadas; e traduzir e disponibilizar a todos seu ciclo inteiro de vida ? Não há preço que pague a importância de um livro...


TRACKLIST

- Is there something i shoud know (Duran Duran)
- Rio (Duran Duran)
- Skin Trade (Duran Duran)
- Hymn (Ultravox)
- Vienna (Ultravox)
- Passing Strangers (Ultravox)
- Oh Yeah (Yello)
- Bostich (Yello)
- Only (NIN)
- Pacific State (808 State)
- In Yer Face (808 State)
- Joker in the Pack (The Adicts)
- Viva La Revolucion (The Adicts)
- Monday (Jam)
- Pretty Green (Jam)

Take care, Fellows !!!!!

Clic.