domingo, maio 02, 2004

Olá pessoas.

Estou envolvido em dois projetos que estão me ocupando a cabeça. Trata-se de uma história ( pseudo-romance ) despretensiosa que tomou corpo e rumos muito bacana. Admito que não tinha nenhuma noção do que ocorreria. Duas pessoas são testemunhas da história, e estão admirando muito o conteúdo dela. Perguntam-me sempre o que vai acontecer.
Isso é muito satisfatório.

O segundo, um pouco engavetado por conta desse primeiro, é sobre contos e crônicas já anunciados desde o ano passado.
Tanta coisa assim foge-me assuntos cotidianos, relevantes para se comentar aqui no blog.

**********************

Tem uma matéria muito especial e interessante que li essa semana. Trata-se dos ghost-writes de políticos. Aliás, de todos os ghost-writes. Quem assina a matéria é o Luís Antônio Giron.
Transcrevo-a em versão mega-sintética:

...”Eis a vida do ghost-writer: prestar serviços autorais e se contentar com o nome brilhando à sombra. Cedo ou tarde, como costuma acontecer aos gênios, seu valor pode acabar vindo à luz. Desde a Antiguidade, eles trabalharam com líderes políticos, produzindo discursos e até mesmo cartas-testamentos. O faraó Tutancâmon teve um escriba de orações.
Atualmente são jornalistas ou diplomatas a serviço de um governo ou um partido...” ( L.A.G )



Se formos citar exemplos teremos vários: Augusto Frederico Schmidt ( ghost de Juscelino Kubitschek ), Roberto Campos ( ghost de Castelo Branco ), Antônio Risério ( ghost de Gilberto Gil e Lula ), José Guilherme Merquior ( ghost de Collor ), Lourival Fontes ( ghost de Getúlio Vargas ) e por aí vai...
Veja que não importa aqui a idoneidade ou caráter do político, e sim a eloqüência e lirismo do discurso. A inflamação refletida por este.
Podemos citar como outro exemplo, o personagem central do Livro “ Budapeste” de Chico Buarque; que é um escritor de encomenda.
A matéria vai longe e é muito inspiradora. Vale a pena ler.
Inclusive, o livro indicado hoje é sobre a vida do ghost-writer. Leiam lá embaixo.

*******************


Recomendo um programa que passa na Discovery sobre mitos e crenças. Corrijam-me se eu estiver errado, pois confesso que não sei bem o nome do programa. Acredito que se chama “Mitbusters”, ou caçadores de mitos. É muito simples, a finalidade do programa: eles simulam todas as crenças em realidade e provam se faz algum sentido ou não. Por exemplo: no episódio de sábado, eles simularam se a altitude influencia o silicone a ponto de explodir. Testaram também se o celular através do eletro-estática, incendiaria um posto de gasolina. E sobre a duração do CD-ROM mediante 40, 50 mil rotações por minuto.
O programa é ótimo e te prende até o fim.

Ah... sei que vocês vão querer saber os resultados. Bom, o silicone não explodiu, mas, aumentou de tamanho. Os celulares não explodem postos de gasolina, entretanto a eletro-estática desses pode comprometer e explodir. Mulheres que entram e saem o tempo todo de seus carros, são as principais causadoras. Quanto ao CD-ROM, foi preocupante. Eles estão queimando mesmo e estragando certos circuitos do computador.
Vale conferir.

**********************



Muito boa também foi a entrevista no Actor´s Studio do Multishow (domingo – 12:00 am) com o ator Billy Bob Thornton. O cara tem uma postura interessante, um humor sarcástico típico de um inglês e uma presença de espírito ótima. Comprometi um pouco meu descanso noturno de domingo, mas, valeu.

***********************


Dica de Livro : " A sombra do meio-dia " ( Sérgio Danese )


É isso.


Uma foto para começar bem a segunda-feira






E vc, continua esperando o quê ? O quê ?


Clic.