segunda-feira, maio 10, 2004

E aí, pessoas ?

Tenho pensado muto sobre CD. Como um admirador e colecionador ( fraco ) de vinil, demorei muito para aceitar a idéia do CD. Sei de toda tecnologia e qualidade por trás, mas, relutei muito. Sei da capacidade de armazenamento também.
Bom, fato é que, rendi-me e pronto.

O problema é que, tenho reparado na duração do CD. Os CDs originais, têm uma boa duração, rompendo dez, doze e até quinze anos. Eu tenho CD desde 1990. Fiz uma viagem para os EUA e trouxe o dito cujo. Estão em bom estado.
Acontece que, em relação aos CDs regraváveis não tem acontecido a mesma coisa. Sei de Cds que duraram, mas, gradativamente a qualidade começa a cair, prejudicando as faixas musicais até a sua morte. Comecem a reparar no tempo de vida desses "putos".

Eu tento não comparar, mas, tenho vinis originais, herdados inclusive dos meus pais, de 30, 40 anos. Estão perfeitos. Necessitam sempre de um trato, mas, estão como novos.
E eu amo-os.
Sem falar nas fitas cassetes; cujo o uso pode ser também de copiar. Tenho fitas gravadas com mais tempo de vida do que esses Cds...
Hu... Não sei...
Será que o CD não é tão confiável assim ?

Eu não me surpreenderia...


Abaixo, um pouco da história do CD.







O compact disc foi lançado em 1982 pela Philips holandesa e a Sony japonesa em uma feira de audio no japão

É um disco de material plástico (policarbonato) com 1.2mm de espessura, 12cm de diametro e 16g de peso com uma superfície refletora, na qual o laser érefletido.(LASER:Light Amplification by Stimulated Emission of radiation) assim o LASER é um amplificador de luz produzindo um feixe de luz condensada com altíssima intensidade.

O CD contém várias camadas. Primeiro, para proteger os 8 trilhões de pits microscópicos da sujeira e danos, o CD dispõe de uma camada plástica protetora que permite a fácil penetração do raio laser. Logo abaixo, um revestimento de alumínio refletivo contém os pits. Por fim, o disco apresenta um suporte transparente.

A camada protetora do lado do rótulo é bastante fina: somente 0,002 mm. A falta de cuidado ou a presença de poeira granular pode causar pequenas rachaduras ou trincas, permitindo a penetração de ar na camada de
alumínio evaporado e esta camada começa oxidar-se imediatamente neste ponto.


Fases da produção de um CD.

1 - Matrização

O CD original de vidro tem um revestimento fotossensível, que recebe a gravação dos códigos ao ser varrido por
um feixe de laser.

2 - Injeção

A matriz gera um molde, sobre o qual é injetado o policarbonato, a matéria prima do disco, que assume as ranhuras
impressas.

3 - Aluminização

A estrutura de plástico é recoberta, em um único lado, por uma camada de alumínio de alto brilho, que adere
ao relevo e reflete o laser.

4 - Envernizamento

A fim de proteger o alumínio, ele é envernizado automaticamente com uma película de laca, sobre a qual é impresso
um texto qualquer.

5 - Estamparia

Com a máxima precisão, a prensa, também automática, estampa os furo central do disco e assim ele está pronto
para ser ouvido.

6 - Controle

A toda velocidade, o equipamento de raio laser checa a superfície e as dimensões do disco e verifica se ele apresenta algum defeito.

FORMATOS DE CD
CD single: 8cm,lado simples,tempo máximo de música de 20 min.;
CD: 12cm, lado simples,tempo máximo de música de 74 min.;
CDR:(CD Gravável) Foi desenvolvida exclusivamente para gravações de som.
CDRW: (CD Regravável).tempo máximo 74 min. Pode ser reaprovetado muitas vezes, a prova de riscos e insensível a pó.
Disco Laser EP: 20cm, lado simples ou duplo,20 min.de vídeo em cada lado e som de CD;
Disco Laser Single: 12cm, lado simples, tempo máximo de vídeo de 6 min. com som digital e 20 min. de música CD;
Disco Laser LP: 30cm, lado simples ou duplo, tempo máximo de 60 min. de vídeo e som CD.
DVD:Digital Vídeo Disco,pode conter música, filmes,jogos e softwares para computador.


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


RAPIDINHAS:

RIDÍCULA - A POSTURA DO TIME DO FLAMENGO DIANTE DO TIME DO VITÓRIA. O TÉCNICO ABEL TAMBÉM CONTRIBUIU, ESCALANDO MAL E SUBSTITUINDO PIOR AINDA


MÚSICAS: "LET YOU DOWN" ( THE ARROGANTS )


SAIU UMA NOVA DROGA PARA O COMBATE À DEPRESSÃO CHAMADA " CYMBALTA". A VANTAGEM DESTA NOVA ARMA, É QUE OS EFEITOS COLATERAIS SÃO QUASE NULOS.
E A DEPENDÊNCIA, PRATICAMENTE NÃO EXISTE.
ELA ATUA NOS DOIS RESPONSÁVEIS PELO BEM-ESTAR MENTAL: SEROTONINA E NORADRENALINA.



E EU CONTINUO TOMANDO MEU BROMAZEPAN...
E MINHA PAROXETINA.



VOCÊ NÃO ME RESPONDE, MAS PENSA EM MIM...
EU SEI.
PÁRA DE ESTUPIDEZ E VEM PRA MIM.


CLIC.