quarta-feira, março 24, 2004



JOHN COLTRANE


John Coltrane é o saxtenorista mais cultuado do jazz. Nascido em Hamlet, Carolina do Norte, e neto de um pastor evangélico, John William Coltrane cresceu em High Point e em New Jersey. Começou a carreira tocando em big bands, após a Segunda Guerra. De 1955 a 1960 fez parte do histórico quinteto-sexteto de Miles Davis. Essa foi a sua primeira grande fase, musicalmente falando, embora tenha sido um período difícil em sua vida pessoal, devido a um vício em heroína adquirido no final dos anos 40. (Esse problema foi o motivo de Miles o demitir e recontratar duas vezes, em 1956 e 1957.) Em 1960, após deixar o conjunto de Miles, Coltrane iniciou uma nova fase, liderando um quarteto com McCoy Tyner ao piano, Jimmy Garrison ao contrabaixo e Elvin Jones à bateria, e iniciou uma ousada e inédita exploração do espaço sonoro jazzístico.
Bastante religioso, Coltrane imprimiu às suas obras de 1965-1967 um forte conteúdo religioso e místico. Morreu repentina e prematuramente, em 1967, aos 40 anos, de câncer no fígado. Após sua morte, uma grande quantidade de gravações inéditas foi sendo localizada e lançada, permitindo ao público avaliar melhor o quão monumental é sua obra.


RAPIDINHAS:

Não posso deixar de manifestar uma revolta sobre o RIVALDO no Flamengo. Um time que tem uma história de raça, paixão, entrega e competência, não pode nem deve aspirar por Rivaldo. Tivemos uma série de meio-campistas armadores, craques, mas que não fugiam à luta tampouco à entrega.
Só como exemplo: Zizinho, Evaristo, Carlinhos, Júnior, Carpegiani, Doval, Dequinha, Zico, Adílio, e etc...
Comecei só meia-armador avançado e/ou volante. Rivaldo, pode nessa altura da carreira vir para o Flamengo ? Lógico que não. Esquece isso Capacete ! Craque, o Flamengo faz em casa.

MÚSICA: "SOMETHING TO TALK ABOUT" ( BRADLY DRAWN BOYS )


SMACK.

Tem gente achando que eu sou cego ou desligado...
tsc...tsc...