quinta-feira, março 11, 2004

CONFUCIONISMO



CONFÚCIO

Religião oriental, filosofia, ideologia política e tradição literária baseada nas idéias do filósofo Chinês Confúcio ( 551 ac. - 479 ac. ), forma latina de Kung Tsé ( mestre Kong ). Conhecido pelos chineses como junchaio ( ensinamentos do sábio ), o princípio básico da doutrina é a busca do caminho ( tao ), que garante o equilíbrio entre as vontades da Terra e as do Céu.
Pemanece como doutrina até o Século XX. Atualmente, 25% da população chinesa afirma viver sob a ética da doutrina.
Não há sacerdotes, igrejas, templos, livros sagrados.
A influência do confucionismo na China é enorme. NA educação, nas formas de pensamento e governo desde a unificação chinesa no século II, até a proclamação da República pelo Kuomintang em 1911. Na Dinastia Han, o imperador recrutou seus funcionários entre os confucionistas.

A doutrina segundo seus preceitos, segue que a sociedade deve ser regida por um movimento educativo, que parte de cima e equivale ao amor paterno, e por outro de reverência, que parte de baixo, como obediência de um filho. O único sacrilégio é desobedecer à regra da piedade. De acordo com a doutrina, o ser humano é composto de quatro dimensões: o eu, a comunidade, a natureza e o céu - fonte da auto-realização definitiva. As cinco virtudes essenciais são: o amor ao próximo, a justiça, o cumprimento das regras adequadas de conduta, a autoconsciência da vontade do céu e a sabedoria e a sinceridade desinteressadas. Somente aquele que respeita ao próximo é capaz de desempenhar seus deveres sociais.

RÁPIDAS:

LIVRO

"O HOMEM À PROCURA DE SI MESMO" ( ROLLO MAY )

MÚSICA

"WHAT I COULD IT BE" ( LAMBCHOP)


Êste procura seu vizinho porque busca a si mesmo, aquêle porque gostaria de perder-se. O falso amor de si mesmo transforma a solidão em prisão.
( NIETZCHE)

ATÉ

CLIC.