segunda-feira, outubro 17, 2005

Yeah...

O que eu recebi de e-mails falando sobre o referendo não está no gibi (aliás, nem vai estar... Pois isso não é tema de quadrinhos e tampouco sou algum personagem... rs).
Uma série de estatísticas e moralidades invocando o passado histórico sobre o porte e uso de armas. Sobre a proibição de comercializar e se ter uma arma.

A sua grande maioria, distorcidas e tendenciosas...Beeeem deturpadas.

Mas, ainda prestando uma utilidade pública, devo continuar e salientar...

Vamos ? Então, vamos...


*********


REFERENDO

Ratificando: eu sou a favor do desarmamento, da proibição da comercialização (referendo), da proibição ao porte de arma e do uso da própria. Salvo, se usada por autoridades competentes. Pronto. Isso é simples.

Não me importa que a Rede Globo tenha algum interesse nisso ou naquilo. O problema é dela. Tampouco me interessa se vamos perder o mercado de venda para os EUA. E se esses, vão ter o monopólio de armas...Isso não só não me interessa, como até torço para que aconteça. Ou alguém aqui já esqueceu do que aconteceu no dia 11 de novembro ? Não, né ?
Queremos realmente ter esse mercado ? Queremos realmente financiar algum outro País ? Queremos realmente ser reconhecido como potência em armas ? Não, certo ?
Então, parem com essa balela. Essa besteira. Já sabemos o que acontece com esses países que se metem a financiar ou ajudar quem o mal o faz. E quem comercializa, certamente em algum momento contribui.

- “Ah... Mas, o cidadão tem o direito de ter uma arma”. – alguém diria.
Não. Não tem não...
Não sabemos usá-la. Temos mais mortes no dia-a-dia do que numa guerra de fato, matamos por motivos mais fúteis possíveis...Então não. Acabou. Não temos esse direito. Até porque a arma só é usada ou na sua maioria, contra alguém...
Então, por questão de direito não podemos interferir no direito do outro nem no destino.
Imagina uma cena dessas: Eu, a partir de agora quero ter uma granada. Quero.
Granada...Pra me proteger...
Detalhe: as armas que se matam milhares de pessoas em casa, no trabalho, no trânsito e etc...Não são os fuzis ou metralhadoras de traficantes não. São as de porte pequeno, geralmente de uso civil. Uma “38” ou uma “42” e por aí vai...

Transcrevo aqui alguns comentários de dois jornalistas da Folha de São Paulo, o Sr. Hélio Schwartsman e o Sr. Gilberto Dimenstein.

"Mas a vitória do "sim" significa a vitória de um movimento que, embora possa se iludir, está mobilizando boa parte do país para uma projeto de nação em que as pessoas de bem não precisem se armar. Mais, significa também que a sociedade se sentirá ainda mais impulsionada a exigir melhores programas de inclusão, aperfeiçoamento do sistema Judiciário e, sobretudo, redução da impunidade.
A vitória do "não" significa também uma ilusão --a ilusão de que as pessoas estarão protegidas de assaltantes usando armas" - (Folha de São Paulo - 11/10/2005)


"Minha principal motivação para defender o "sim", porém, é, como já adiantei, filosófica. Não acredito em bom selvagem, emancipação do homem ou redenção da sociedade, mas a civilização, que vem prosperando ainda que tropegamente sob a égide da razão, já amadureceu o suficiente para impor a seus integrantes que não resolvam suas diferenças à bala.
Já a principal tese do campo do "não", a de que as restrições ao comércio violariam o direito à autodefesa, não poderia ser mais falsa. Em primeiro lugar, como já mostrei, quem realmente insistir em possuir um revólver e estiver disposto a cumprir as exigências, poderá fazê-lo dentro da lei. Além disso, nenhum direito se coloca de forma absoluta. A autodefesa, até mais do que um direito, é também um instinto, um dado da biologia. Mas, se queremos viver em sociedade, ela precisa ser regulada por leis. ( Folha de São Paulo - 13/10/2005)

Dia 23, vote "sim"...


Fim.


***********



TIM FESTIVAL


Dia 24, na próxima segunda-feira, estarei aqui dando as resenhas sobre os shows do TIM Festival. Espero encontrar o clima ideal pra isso...

Estou bem ansioso mesmo. A uma semana do começo, a contagem já começou...


***********





ELVIS COSTELLO


Are you ready ?


Hum...


*************


Músicas que embalaram o "post"

- Deus (Sugarcubes)
- Dio come ti amo (Domenico Mondugno)
- Marquee Moon (Television)
- Querem acabar comigo (Roberto Carlos)
- Pump It Up (Elvis Costello)
- All the right friends (REM)
- If (Bread)
- Dream (Cupid Inspiration)
- Music and me ( Michael Jackson)

Romântico não ?

rs


***********


LPs de Sete Polegadas


Achei alguns vinis desse formato lá em casa. Eu, como amante de vinis, agora mais feliz ainda...
São raridades que não acabam...

Destaco os vinis do: BREAD, CUPID INSPIRATION, ROCKWELL, MICHAEL JACKSON (1973), BEE GEES e muitos outros...


Termino com um texto meu:



ALPENDRE

Estou eu, frontalmente e débil
Observando toda e qualquer queda de outrem
Dor seria vil senão fosse
Ira ausentaria mágoas se assim pudesse

Homem: não fujas de seu espelho, de sua tênue
E frágil, e tenra, e vã, e...
Bebo seu mais fervoroso sangue
Fatio seus contínuos coágulos
Almoço sua cólera.

Há de habitar, paz verossímil em mim.
Com um pouco de fortuna, e de não vil metal
Encontrarei-me em plagas singelas
Sim, esse vacilante e ocioso vate
Deseja
Deveras beleza
Deveras altiva.
Alpendre será meu corpo
Caso morras.
Todo amor ressente de ciúme
E todo ciúme abriga intenso desejo...
E eu desejo.
Meu desejo é inepto, vil, lascivo
É estupro
robusto
Senil,
É estripado.

Anos e anos esbarrarão em minha loquaz face
E nem minha tez demonstrará o menor movimento
Tampouco, meu horror.



( L. Rocha )


Clic.

15 Comments:

At 2:50 PM, Anonymous Anônimo said...

Bem bem bem... Sabe, eu tenho pensado nesse referendo e vejo que tenho bons motivos para votar tanto no sim quanto no não. Mas, em ambos os casos, existem instituições querendo tirar proveito... Isso me divide, juro q sim! Concordo com isso: "A vitória do 'não' significa também uma ilusão --a ilusão de que as pessoas estarão protegidas de assaltantes usando armas" Mas, eu fico pensando assim... Se o sim ganhar e toda a população estiver desarmada, isso ñ causaria um "oba oba" nos pequenos criminosos? Estupros, assaltos, pequenos delitos, roubo de residências... Eles não se sentiriam mais livres? Saber que podem sair e aprontar sem que nenhum cidadão nervosinho aponte uma arma para ele? Na verdade, se tratam de bandidos desqualificados, uma arma mete medo nesse tipo de bandido (no bandido do tráfico, q anda com uma metralhadora, isso é cosquinha nas axilas hehe)... Sei lá, não confio que a segurança pública dê conta no caso desses delitos aumentarem. Tenho medo de que a ausencia total de armas cause um aumento nesses crimes soltos sabe. Posso estar errada, posso até estar falando algo incoerente, mas isso martela na minha mente o tempo todo... Ah, também tenho ouvido dizer que a Rede Globo está interessada na vitória do "sim" para trazer uma empresa de segurança para cá e tals... Segurança será um bom negócio num país onde nenhum cidadão pode comprar armas né?! Vantajoso... Masss, com ctza tem gente que vai tirar vantagem se o "não" ganhar também. Sem dúvidas. Pesando os pós e contras, decidi por votar no NÃO. Mas se me der uma louca no dia 23 eu acabo é votando nulo mesmo... hehe

Menina confusa eu, não?

Bjkzzzz

 
At 3:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Opa...acabei de ler o blog.

mas eu estou com pressa e preciso de um banho.

Depois eu volto aqui e faço os devidos comentários!rs

bjocas

 
At 3:17 PM, Anonymous Anônimo said...

hello!

foda-se...

amigo, assim, nunca fui a favor de armas nem do uso delas, mas na situação em que nos encontramos não telâs não vai resolver nada. os bandidos continuarão roubando, continuarão matando, continuarão monopolizando qualquer coisa nessa cidade. O Rio, o Sudeste, o Brasil está um perigo só. não acho que esse referendo ou a minha opinião vá amenizar mta coisa. Pq não temos uma votação contra ou a favor da privatização da refinarias da petrobras?(que são fundamentas na formação do pais), pq não se tem uma votação sobre oq se deve fazer com esses politicos corruptos e cara de pau? é isso. o governo está enfraquecido e inventou uma maneira de enganar a sociedade e dizer que está preocupada. por isso meu voto será NULO. não quero fazer parte dessa coisa ridicula que se encontra a politica brasileira. Qto ao seu argunto, bom, de fato faz sentido, mas ainda não me é o suficiente.

E viva o referendo sobre educação. esse sim eu votaria com prazer!

bitas pra ti. e depois falamos mais sobre isso.

 
At 3:20 PM, Anonymous Anônimo said...

Esperava mais e melhores argumentos na defesa do SIM, caro Leo. Você não parece se importar com o destino das famílias que terão pessoas desempregadas com a desativação das fábricas de armamento. Queria ver se você fosse diretamente atingido por essa questão, se o seu desprezo por ela seria o mesmo.

Foda-se o que a Globo pensa ? Também acho. E acrescento "Foda-se o que a Folha de S. Paulo pensa". Afinal nós somos cariocas e moramos no Rio, se vamos cagar prá Globo, que é aqui, por que babar o ovo de um jornal tão tendencioso quanto ? Ah, por que a tendenciosidade deles bate com a sua opinião ? Certo, entendi.

No mais é isso. Esperava que vc argumentasse de forma mais embasada e o que encontrei foi um monte de "Eu acho."

Abração !

 
At 3:34 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro Leo Rocha,

Parabéns pelo blog, muito bom mesmo.
Você é um ótimo escritor. Falando nisso, não esqueça de mandar o livro para resenha do meu comentárista literário do site ( bom! ) .

Cara, é isso, mais uma vez parabéns pelas escritas e parabéns por sua decisão de votar no sim.Você tem bons argumentos. Mas sabe a minha opinião sobre isso.

Grande Abraço e não esquece o livro porra !!!

 
At 4:26 PM, Blogger L. Rocha said...

Prezado Adolfo,

Meus argumentos podem ser fracos perante a tua opinião. Questão de ponto de vista...E parcial, certo ?

Mas, argumentar que famílias vão perder emprego, e que por ser contra a Rede Globo, votarás "não"; não fundamenta nada e tampouco solidifica algum argumento né ?

Se o meu está fraco imaginas esse aí ? - rsrrs

beijos

 
At 4:49 PM, Anonymous Anônimo said...

Com a desculpa de defender o proprio pais e o mundo do terrorismo o senhor Bush atacou o Iraque e matou milhares de pesoas inocentes, inclusive crianças. Defesa?
Como disse o médico do Souza Aguiar, arma é para matar não para se defender.
Seus argumentos são otimos Leo

 
At 9:59 PM, Anonymous Anônimo said...

Léo... Vc nem me disse que o Clóvis Bornay morreu... Eu vou ótima agora que estou de férias (aqui esse povo tira férias toda hora; só pude aderir!)... rs, rs, rs... Beijos meus e do Stu!

 
At 1:53 AM, Anonymous Anônimo said...

Opa!

já vi que terei bastante coisa para falar!!!

A Debby falou sobre o "oba oba" dos bandidos perante a uma população desarmada.

- As pessoas que já possuem armas, continuarão com elas, então este argumento não serve. A criminalidade não vai aumentar. Os marginais não terão como saber quem possui armas e quem não as possui. Vão continuar atacando a população assim como fazem hoje, até porque não estão preocupados, nem com medo de abordar alguém armado.Não se esqueça que geralmente os " ataques" são surpresas, ou seja, vantagem para eles.

- Concordo com a Bia quando diz que vai votar nulo. Também acho o referendo uma palhaçada, ainda mais porque vai atrapalhar meu dia de show do Tim Festival!rs
Mas não se esqueça que o principal nessa proibição da comercialização de armar não é acabar com a violência. O governo pode até dizer que o objetivo é este, mas só saberemos se isso surtirá algum efeito daqui ha alguns anos. Todos já concordaram que o desarmamento é questão de educação do povo, coisa que não temos no Brasil. Mas se proibirmos isso agora, a tendencia é diminuir o uso e não aumentar.Estamos decidindo o futuro, não o presente.

- Adolfo, seus argumentos são totalmente furados. Se você eseperava mais do Léo, eu também esperava mais "embasamento" no seu discurso.

Vamos lá. Sabe quantas armas foram vendidas legalmente no Brasil em 2004? entre 1.300 e 1.500. Nada relevante, não acha?Se não vende, não produz. Certo?

Aí voce vai dizer " Ah...mas nós exportamos armas!"

E eu vou dizer " pois então continuaremos exportando, até porque a média do faturamento das fábricas de armamento na exportação é de 70%.E a comercialização só será proibida internamente "

Tudo bem, tudo bem! Voce vai apelas para " e como o nosso exército obterá armas?"

Bom, o numero de civis que compram armas legais é minusculo, a maior demanda das fábricas no mercado interno é para o Exército e Polícia.E isso continuará permitido por Lei. Então os peõezinhos das fábricas continuarão a produzir a todo o vapor e nenhuma familia será afetada por isso.Olha que MARAVILHA!!!

Tudo bem Adolfo, voce pode aparecer com mais desculpas, mas da próxima, venha com uma mais dificil de combater que essa aí.

- O Referendo é assunto em todos os lugares. Engraçado como isso veio surgir bem no exato momento em que se discutia a corrupção no governo brasileiro. De repente, todo mundo esqueceu o Marcelão ( hahaha, eu nunca mais vou esquecer isso!rs) a cassação dos deputados, do presidente da câmara e por aí vai.Conveniente não?

- Fiquei pensando esta semana, e ja cheguei até a comentar com o Léo hoje. E se isso tudo for armação do Governo junto com a Globo. E se eles estiverem aplicando uma psicologia inversa na população.

A Globo e o Governo pregam o tempo todo o voto pela proibição da comercialização, certo?

Mas a maioria da população não está ao lado do governo, ainda mais depois de todos esses escândalos.

Então eles pensam com a cabecinha maluca deles " A-ha, vamos pedir o voto pelo sim! Como a população está insatisfeita conosco, votarão no não, fazendo a nossa vontade...e nós vamos dominar o mundo, pink"

E voces já perceberam qual é a campanha pelo não?

" Voce é cidadão e tem direito de se proteger!Tenham armas!tenham armas, robozinhos"

Aplicando a psicologia inversa, o não vai ganhar e a comercialização será liberada no país.Então os tais robozinhos pensarão " meu deus, eu sou cidadão e tenho direito a uma arma" e vão correr até a lojinha mais proxima para adquirir um modelo super high-tec, até pq trêsoitão é porcaria velha, precisariam de uma melhor, tipo um celular com câmera, compreende?

Ai o que acontece???
BOOOOM!
O Brasil começa a ter um incrível aumento no mercado de armas. Vai faturar mais!!!! Olha que bacana!Nada mal, não é mesmo?O mercado bélico vai crescer, o governo vai arrecadar mais dinheiro e vai estampar na capa do jornal que o PIB está fantástico.
Quem sabe não nos igualamos ao EUA como os maiores na industria bélica mundial!Belo Status!

Belo...bélico... tudo igual!

Acho esse referendo uma bela porcaria.O melhor seria a vitória dos votos nulos, mas como isso seria praticamente impossível de acontecer voto pelo Sim. Acredito que a vitória do sim possa render bons frutos no futuro!!!

To contigo e não abro, meu amorzinho =***

 
At 2:00 AM, Anonymous Anônimo said...

ops...

me empolguei com o lance do sim e do não que até esqueci do restante.rs

Adorei o seu texto, bonito, muito bonito. Alias, tenho cobrado o MEU livro que está com o Fernando( não o sereio...)sempre que o encontro.Não consegui acabar de ler até hoje.Mas enfim...

Vou levar o novo do Franz Ferdinand para voce ouvir. Na primeira audição, não curti muito não. Quero ver o que você acha.

E dará tudo certo no Tim Festival!rs

Bjocas

 
At 9:43 PM, Anonymous Anônimo said...

Principiar com um "eu acho" é um princípio democrático. Questão de ponto de vista, precedente de quem não se julga dono da verdade, ou melhor, de quem se julga dono da sua verdade. E esta, a tal verdade pessoal, é jogada pra apreciação de todos, todos mesmo, inclusive você, que diminui justamente o "eu acho". Por que será? Aprendiz de déspota? Corta então o "o", assuma de vez o Adolf, e viva feliz, infeliz!

 
At 9:44 PM, Anonymous Anônimo said...

disse, acima, pro adolfinho!

 
At 7:51 PM, Anonymous Anônimo said...

Great blog you have. I have a site about homemade mylar banjo head. You can check it out at homemade mylar banjo head

 
At 6:10 PM, Anonymous Anônimo said...

e agora?
o Não ganhou!

e agora?

 
At 2:07 AM, Anonymous Anônimo said...

Bia...

e agora se fode ai!rs

 

Postar um comentário

<< Home