segunda-feira, janeiro 10, 2005

Fim de semana em companhia agradável e pequenos prazeres da vida.

Nada como um filme, uma comida gostosa, uma bebida prazerosa, boa conversa e uma mulher inteligente e harmônica.

Certo ?

E uma festa bacana sem baixaria.


Vamos lá...



MATÉRIA


Interessante a entrevista de Dom Geraldo Majella à uma revista semanal.
A entrevista segue por vários caminhos, entretanto “esquenta” quando o assunto é : Células-tronco.
Discordo de quase todo texto que daí se segue, mas, é interessante perceber a mão “eclesiástica” dentro do assunto. Os argumentos não são vazios tampouco insossos, contudo de uma demagogia e retroação imensa.

E certas mulheres continuam a ter que prosseguirem com sua gravidez de fetos anencéfalos...

Que beleza.



DICAS


TORQUATÁLIA – GELÉIA GERAL “ ( ED. ROCCO)

A vida e obra de Torquato Neto. ( Falarei mais adiante )


A SOMBRA DO VENTO “ – Edição em espanhol

Dica de minha amiga Natália Zappa.







TORQUATO NETO



Nascido em Teresina, no Piauí, filho de um promotor público e de uma professora primária, estudou em Salvador, no mesmo colégio de Gilberto Gil, de quem se aproximou aos 17 anos nas rodas artísticas de Salvador, onde conheceu também os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia. Mais tarde, em 1962, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fez alguns anos de faculdade de jornalismo, sem se formar. No entanto, exerceu a profissão de jornalista em diversos periódicos, como o Correio da Manhã (no suplemento Plug), O Sol (suplemento do Jornal dos Sports) e Última Hora, onde nos anos de 1971 e 72 escreveu sua badalada coluna Geléia Geral, em que defendia as manifestações artísticas de vanguarda na música, artes plásticas, cinema, poesia etc. Fundou também jornais alternativos, o Presença e o Navilouca, que só teve um número mas fez história. Em 1968, com o AI-5 e o exílio dos amigos e parceiros Gil e Caetano (além de outros emigrados), viajou pela Europa e Estados Unidos com a mulher Ana Maria, morando algum tempo em Londres. De volta ao Brasil, no início dos anos 70, ligou-se à poesia marginal e aos aos ícones do cinema marginal, Julio Bressane, Rogério Sganzerla e Ivan Cardoso. Também era amigo dos poetas concretistas, Décio Pignatari, os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, e do artista plástico Hélio Oiticica. É considerado um dos vértices do movimento tropicalista, ao lado de Gil, Caetano e Capinam.

*************************



GNT


O canal continua dando um banho de entretenimento, variedades e opções.
Eu, que já assistia a diversos programas de culinária, estou gostando muito da Revista “Armazém 41” e da série “Blues”.

Nessa sexta-feira, o programa vai revisar uma das maiores gravadoras específicas de Blues...Com depoimentos imperdíveis e uma deliciosa trilha.

Vale, hein ?




OBITUÁRIO


Morreu no último dia 3, o desenhista Will Eisner, aos 87 anos. Famoso pelas histórias do detetive "Spirit", ele criou as modernas graphic novels, com a publicação de Um Contrato com Deus, em 1978.
Considerado por muitos o maior de todos os tempos.
Influenciou meio mundo dos quadrinhos e BDs.

Confesso que, não sou chegado a quadrinhos nem nada disso.
Mais: tinha até aversã.
Mas, por se tratar de um mestre assim, merece respeito e admiração.








ARTIE SHAW


Clarinetista, compositor, maestro e escritor, Artie Shaw morreu em sua residência, segundo Curtis. O artista já estava doente havia algum tempo, mas a causa da morte não foi revelada. Suspeita-se de complicações do diabetes.

Artie Shaw foi um dos mais destacados intérpretes de jazz dos anos 30 e 40, ao lado de músicos como Benny Goodman, Tommy Dorsey e Glenn Miller.

Levava o título de "Rei do swing".




PERGUNTAR NÃO OFENDE



Porque as pessoas, em dias de chuva, mesmo estando com seus guarda-chuvas, andam debaixo das marquizes ?



É isso...


Como dizia Edgard Scandurra: "...O que me prende às pessoas, é a procura de um espelho que reflita uma imagem, pelo menos semelhante..."


Clic.