terça-feira, dezembro 07, 2004

Hoje falaremos sobre Satanismo no Rock...
É...

Mas, não sobre o diabo em si ou artigos. Falar como o rock se mistura com assunto e como se distorce o assunto.

Qualquer argumento aqui citado não tem provas definitivas. Algumas são verídicas.
Mas não nos preocupemos com isso. Vamos deixar nossa imaginação rolar...


Existiram três homens importantes sobre o tema: Aleister Crowley, H. P. Lovecraft e Antony LaVey.

Um pouco deles:

1) Aleister Crowley (1875-1947) – Crowley foi o maior satanista da era moderna. Nunca escondeu o fato que servia ao Senhor Satanás. Era tão maligno que sua própria mãe o chamava de "A Besta". Muitas vezes ele próprio se chamava por esse nome e pelo número 666. Crowley criou um sistema híbrido de Magia Negra que está em voga hoje, uma religião chamada Thelema. Ele estava convencido que encarnava uma nova era mágica que substituiria o cristianismo

Ele chamava de A Lei. “Faça o que quiseres, pois tudo há de ser da Lei”...



2) Nascido em Providence, Rhode Island no dia 20 de agosto de 1890, Howard Phillips Lovecraft foi uma criança que desde cedo se viu imersa em um universo de fantasia.
O universo imaginado por Lovecraft, com seus habitantes sinistros e deuses esquecidos cultuados em estranhos ritos desconhecidos pela maioria dos mortais, continua sendo uma fonte de inspiração nos dias de hoje.


3) Antony LaVey é considerado o pai do Satanismo moderno sendo o fundador da seita satânica mais espalhada e mais influente em todo o mundo. Os preceitos de sua seita são bastante semelhantes aos preceitos de Crowley, pregando o prazer terreno e o abuso de drogas e sexo como meio de encontrar este prazer. A Church Of Satan tem ainda como característica a finalidade de ridicularizar e denegrir a imagem de Cristo e da igreja católica, mostrando o Deus cristão como causador dos males da humanidade e Satan como um ser misericordioso e compreensivo, uma alternativa ao Deus carrasco cristão.


Bem, apresentados; já deu pra perceber por esse pequeno histórico a gama de material bom que tem aí, né ? E o que chacoalhou diversas cabeças...

Pois, diversas bandas se envolveram nisso e até mesmo foram acusadas quando não estavam envolvidas. Bandas como Led Zeppelin, Eagles, Alice Cooper, Black Sabbath, Mercyfull Fate e até Raul Seixas.
Você já deve ter percebido que Raul, em sua música Sociedade Alternativa cantava - " Faça o que tu queres, pois é tudo da lei, da lei"- certo ? Frase e lei famosa do filósofo Crowley.
Raul, nos shows gritava: "O Número 666 chama-se Aleister Crowley".

Um dos mais famosos estudiosos da obra de Crowley foi Jimmy Page, Guitarrista do Led Zeppelin. Além de adquirir manuscritos e objetos pessoais de Crowley, Page chegou a comprar a mansão do bruxo às margens do Lago Ness onde Crowley teoricamente faria seus rituais.

Aleister Crowley aparece entre os personagens da capa do disco Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band dos Beatles. E John Lennon estudava muito sobre Crowley...
John declarou certa vez que o álbum branco tem muita influência de Crowley.

Na edição original em vinil do terceiro álbum do Led Zeppelin constava a inscrição "Do what thou wilt" (Faze o que quiseres) que é um dos ensinamentos de Crowley.

Na música Simpathy For The Devil dos Rolling Stones o personagem principal é o demônio, cantando em primeira pessoa. Mick Jagger confirmou que o fundador da Igreja de Satan, Antony LaVey, foi o inspirador da canção.

Uma das bandas mais conhecidas da década de 70, The Eagles, é acusada por grupos evangélicos de ser particpante do movimento Church Of Satan. Igreja fundada por Lavey.

Na capa do disco Live After Death do Iron Maiden é de H. P. Lovecraft a citação escrita na lápide da sepultura de Eddie. "That is not dead which can eternal lie, And with strange aeons even death may die." Obviamente o trecho, que seria uma citação do Necronomicon, trata sobre a vida após a morte. "Necromicon" é um dos livros de LOVECRAFT.

O Necronomicon é o livro tema da série de filmes A Morte do Demônio (Uma Noite Alucinante) em que um grupo de jovens invoca sem querer forças incontroláveis. É também baseada na obra de Lovecraft a série Re-Animator entre muutos outros filmes e livros.


Tá vendo quanto material ?

O tema é interessante e prende o leitor quando se foca no campo do ocultismo e filosofia.

Todos esses homens (os três citados) eram filósofos. Estudavam muito sobre Teologia.

Recomendo o estudo dos três...Tem muita coisa criativa e interessante.

Devo salientar que não se trata de negar Cristo, ok ? Isso é outro papo...

Estou falando de uma possibilidade. Somente.



¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


FUTEBOL

Não vou me demorar muito nesse tema, pois acho que os clubes do Rio de Janeiro não merecem muitas laudas de qualquer coisa. A começar pela bagunça e burrice no meu Flamengo, até a idiota lei do silêncio feita no Vasco.
E Andrade está se mostrando um ridículo treinador...Só isso a dizer.


DICA

Nessa sexta-feira rolará no Teatro Odisséia, um show com diversas bandas da gravadora MidSummer Records. Bandas bem conhecidas como Pelvs, Luisa mandou um beijo, Cigarretes, Casino, Stellar e bandas promissoras como: Supercordas, Jess Saes...

Essas duas últimas são bandas que contam com figuras agradáveis e de meu convívio.

Cada banda tocará os TRÊS maiores sucessos. Iniciativa original e boa.


DICA 2

Disco: “Escondida” – Jolie Holland (2004)

Pra quem curte, cool jazz e folk-jazz...





GEORGE HARRISON


Esse foi "o cara"...

Só isso. "O cara". Pronto.




Vejo vocês depois ? Certamente...


Clic.