segunda-feira, dezembro 13, 2004



ARTHUR RIMBAUD


Jean Nicholas Arthur Rimbaud, poeta francês nasceu em Charleville, nas Ardennes, em 20 de outubro de 1854. Aluno brilhante, que se distinguia na composição de versos latinos, foi encorajado nas suas primeiras experiências poéticas pelo seu professor de retórica. A sua personalidade rebelde não o deixaria suportar bem as condicionantes da vida familiar e provinciana: depois de várias fugas, este menino – prodígio, reconhecido pelo seu "Bateau ivre", "desembarca" em 1871 em Paris a convite de Verlaine. Esta ligação tumultuosa entre os dois poetas acabaria em drama: ferido pelo seu amante, que Rimbaud queria abandonar, ele experimenta a dor de um sonho perdido do qual "Une saison en enfer" (1873) é um sofrido testemunho. Rimbaud tornar-se-ia um vagabundo solitário, escrevendo diversos poemas em prosa ("Illuminations, 1874-1876), e acabando por partir em 1880 para Aden.


Teve um caso conturbado com seu amigo e poeta Paul Verlaine. Outro grande da literatura.

Rimbaud teve o que chamamos a máxima do rock "Viver pouco e intensamente"... Foi "junkie" antes desses rockeiros todos.
Parou de escrever precocemente aos 20 anos de idade. Padeceu de doença também.

Rimbaud foi um dos maiores boêmios da época. Um brinde...

Bebo a Rimbaud então...




DICAS:


Falando nisso: Está saindo dois livros sobre RIMBAUD.

Um se chama: RIMBAUD/MORRISON. Como o nome já diz, trata-se de uma analogia do poeta com o líder do The Doors...A analogia é inevitável, pois o escritor era referência para Jim.

O Outro é do escritor e Tradutor Ivo Barroso.

Ele promete ter traduzido todas as cartas de Rimbaud. São mais de 256.

Ivo traduz também "Obras completas de TS Eliot". Já nas livrarias também.


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


Está saindo também uma caixa com vários filme de FRITZ LANG. A caixa em DVD traz os clássicos e os primeiros filmes do cineasta.

Vale, hein ?



MALA PRETA


Ficou para a última rodada o calvário das equipes neste Brasileirão. alguns times já se safaram como o Vasco, o Paysandu e o Cruzeiro.
Mas, dessafio-os a uma discussão:

Eu acredito piamente na presença do homem da mala preta. Desde a antepenúltima rodada.
E aconteceu ontem e pode esperar que "ele" ( o homem da mala preta) estará no domingo em diversos aeroportos. Não tenho a menor dúvida disso...

A saga continua...






I FEEL GOOD !!!!!!!!!!!!!!!!



¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


Permita-me homenagear a minha filha. Sempre que tenho saudades dela, escuto uma canção. E ela faz o mesmo...


LUIZA


Rua espada nua
Bóia no céu imensa e amarela
Tão redonda lua
Como flutua
Vem navegando o azul do firmamento
E no silêncio lento um trovador
Cheio de estrelas
Escuta agora a cançãoQue eu fiz pra te esquecer Luíza

Eu sou apenas um pobre amador
Apaixonado um aprendiz do teu amor
Acorda amor que eu sei
Que em baixo desta neve mora um coração
Vem cá Luíza me dá tua mão
O teu desejo é sempre o meu desejo
Vem me exorciza me dá tua boca
E a rosa louca vem me dar um beijo
E um raio de sol nos teus cabelos
Como um brilhante que partindo à luz
Explode em sete cores
Revelando então os sete mil amores
Que eu guardei somente pra te dar...
Luiza
Luiza...

(Jobim, Antonio Carlos)


Legal ?

Também acho.


Boa semana.


Clic.