domingo, novembro 01, 2009

Começo com uma excelente notícia para os amantes de cinema: Começou o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. O melhor de tudo é que serão 10 dias de curtas de qualidade sem onerar ninguém. É isso mesmo! A entrada é franca. Programação toda em qualquer jornal de sua preferência. Entre os cinemas que farão parte, teremos a Caixa Cultural (uma das minhas prediletas), Odeon Petrobras, Posto Cine, Travessa (Barrashopping) etc.
O Festival acontece do dia 30 de outubro à 8 de novembro. Vejo vocês por aí...


Pauta de hoje: Cinema (Flamengo x Flamengo), Opinião, Wifredo Lam, Bandeira de Mello, Morrissey, Tracklist, Música, Séries, Crítica, Letra, Capinam e algumas algazarras...


CAPINAM



Nascido em 1941, José Carlos Capinam foi um dos principais poetas e inspiradores do movimento tropicalista no fim da década de 60. Baiano como Tom Zé, Caetano e Gil, Capinam conheceu-os na faculdade em São Paulo. Começou a escrever desde adolescente. Tornou-se um dos letristas mais assediado na época do tropicalismo e adiante. É dele as composições "Ponteio" (com Edu Lobo), "Gothan City" (com Jards Macalé), "Gemedeira" (com Amelinha), "Perisséia" (com Tom Zé) e "Soy loco por ti America" (com Gilberto Gil). Dentre várias outras...

Graaaaande Capinam!!!!


CINEMA (FLA X FLA)


Parece que o diretor José Padilha (Tropa de Elite) quer fazer um filme sobre o Flamengo. Até aí não há nenhuma novidade: ele é rubro-negro e filho do ex-presidente do Flamengo. Aliás, o estádio da Gávea leva seu nome: José Bastos Padilha. Porém, a estupidez das duas maiores facções do Flamengo, Raça Rubro-Negra e Torcida Jovem, podem dar origem a um antropológico documentário sobre a irracionalidade de ser rival do seu próprio time. Os últimos episódios levam o diretor a levantar a óbvia questão...

Conselho: Só não procure muito não, Padilha... Daí vão sair diretores, conselheiros, beneméritos do clube e tudo mais... Infelizmente!


RÁPIDAS


- Morrissey desmaiou no último show em Swindon. O cantor sofre de problemas respiratórios há algum tempo. Moz foi levado ao hospital e já recuperou-se. Mas, exige cuidados...


- Provável disco do Red Hot Chilli Peppers deve ser lançado em outubro de 2010.


- Lady Gaga lança disco novo e distribui em encartes umas mechinhas de seu cabelo (???). Yeah!!!


- A banda de reggae "Steel Pulse" toca esse mês (novembro) no Brasil. Aqui, no Rio fará show dia 20 na Fundição Progresso.


- Por que será que o nome do Ministro do Meio Ambiente, Carlos MinC, escreve-se com o "c" final em maiúscula? É sigla? Parece sigla de Cultura. Numerologia? Frescura?


- As temporadas estã abertas...Não, não, não... Nada de caça. São as séries que estrearam nova temporada essa semana: "Cold Case", "Fringe", Two And a half men", "The Mentalist", "The Big Bang Theory". Além de "House" - que estreou semana passada.





*********************


FLY ME TO THE MOON


"... Fly me to the moon
Let me play among the stars
Let me see what spring is like
On a-Jupiter and Mars
In other words, hold my hand
In other words, baby, kiss me

Fill my heart with song
And let me sing for ever more
You are all I long for
All I worship and adore
In other words, please be true
In other words, I love you

Fill my heart with song
Let me sing for ever more
You are all I long for
All I worship and adore
In other words, please be true
In other words, in other words
I love ... you ..."


CURTAS


- Bela exposição na Caixa Cultural. "Bandeira de Mello" - Eu existo assim.

De 27 de outubro à 17 de janeiro de 2010. Imperdível. Tem, inclusive um filme pequeno onde Bandeira revela-se um homem encantador. Narra sua cronologia toda e resenha algumas obras. Observei-as atentamente, e fiquei encantado. Fantásticas!!!!


- Outra bela chance é com o pintor e gravurista Wifredo Lam. No mesmo espaço, na galeria ao lado. O pintor cubano mais famoso e importante contemporâneo. As gravuras, os traços são de espanto mesmo. Bela mostra também.


- Aprovado em congresso o dia nacional da CACHAÇA. Dia 13 de setembro fica, sob lei, como o dia. Esse foi o dia em que produtores revoltaram-se contra a Côrte Portuguesa, em 1661. A Revolta da Cachaça.






OPINIÃO


Eu tenho conversado com um monte de gente. De vários núcleos ou localidades distintas. E, o denominador comum é: Cansaço maior no horário de verão. Será? Ora, não é apenas uma hora a mais? Por que esse cansaço todo? Calor? Umidade? Eu não senti tanto, mas conheço ao menos "um time de futebol" que sentiu e muito. Pessoas de diferentes faixas etárias reclamando sobre a adaptação...
Fica então a questão...

Pense aí !


OPINIÃO II


Minha resposta ao filme sobre Michael Jackson: Fuck you!!!! O artista é inegável talento. Sempre será. Mas, depois de toda barbaridade e estupro de seu nome naquele "esdrúxulo funeral" - vem um filme melindroso desses e com o mesmo apelo "pobre" anuncia que milhões de pessoas só terão 14 dias para vê-lo. Lançando mão de uma das mais covardes jogadas publicitárias. É ridículo. Ainda bem que acompanhei, de perto, Jacko e sua carreira. Assim só me faltaria ver ensaios desse (que seria) último show. Somente. Eu não preciso disso. Nem o público, nem o artista... Poor Michael!!!!


TRACKLIST

Gemedeira (Amelinha)
Ponteio (Edu Lobo)
Soy Loco por ti America (Gilberto Gil)
Miserere Nobis (Gilberto Gil)
Fly Me To the Moon (Frank Sinatra)
Something Stupid (Frank Sinatra)
Moon River (Frank Sinatra)
Secret Agent Man (Johnny Rivers)
Do you wanna dance? (Johnny Rivers)
Poor Side of Town (Johnny Rivers)
Wild World (Cat Stevens)
Father & Son (Cat Stevens)
Save It For Later (The English Beat)
Too Nice To Talk to (The English Beat)
Sunny Afternoon (Kinks)
A well respect man (Kinks)





(...)