domingo, outubro 18, 2009

Não quero aqui impor uma nova condição geográfica (na verdade, climática) ao Brasil, porém hão de convir que a coisa está estranha...Não? Nos tempos de escola eu lia e estudava que o Brasil tinha um clima tropical e as quatro estações do ano bem definida. TINHA. Não tem mais...
Não sei de quem é a culpa, contudo há muito nosso país atravessa a mesma indefinição dos países tidos como "temperados"... Desde que entramos nesse furacão (nem sei bem quando), chove, esfria, nubla, faz sol quando bem convém ou entende. E não tem mais estações para isso. Cada ano que passa ficamos mais reféns do clima e da imprevisibilidade. Não quero com isso estabelecer nenhum alarme ou fatalismo barato, mas...Que está estranho está...Ou não está?


Pauta de hoje: CCBB, Eels, Rápidas, Borboleta, Prêmio Nobel, Batman, Simpsons, PIL, Opinião, E-Book, Letras, Atualidades, Esportes e torrentes, furacões, tufões, etc.


20 ANOS DE SIMPSONS


O desenho norte-americano Simpsons completa 20 anos no ar. Bart ( o filho) e sua família encantaram as crianças, os jovens e os adultos ao longo desse tempo todo. Considerado sempre como um desenho mais "maduro", por suas críticas sócio-políticas, a série nunca perdeu a mão. Ao contrário: inúmeras eram as sátiras e sarros que os criadores tiravam com os EUA e com o mundo todo. Nesse mês, a revista adulta Playboy, estampa na capa a mãe de Bart: Marge.
Parabéns, Simpsons!!!!!



E-BOOK (KINDLE)


Mais uma vez o livro eletrônico no centro da discussão. Há muito quer-se substituir o tradicional livro (físico) pelo e-book. Acho relativamente válido. Minha relação com esse tema é tal qual o vinil: gosto do clássico, mas respeito a tecnologia. O "Kindle" é mais um desses e-books a tentar a sorte. Armazena milhares de livros e informações. Ideal para armazenamento e consulta. Admito. A própria literatura procura outras formas de publicação. Existe a necessidade mesmo. E muitos escritores migraram para a net. Faço apenas uma ressalva e gostaria que todos pensassem a respeito: Como levar um objeto eletrônico (palms, e-book, notes) em mãos e ler com tranquilidade nas ruas? Como?
Eu duvido que alguém roube um livro de minhas mãos. Já um palm top e afins...


ESCRITA


Aproveitando o vácuo do assunto anterior, levanto outra questão aqui. Por que as pessoas andam com tanta pressa e preguiça de ler, aprender e absorver informações? Sim, pois o que vejo (e leio) por aí (entendam: internet) são resumos, abreviações e imediatismo bobo. Todos preocupam-se em "twittar" outros, escrever bobagens, no facebook, efêmeras e tal. Qualquer texto com um pouco mais de conteúdo ou páginas já é motivo para abandono da leitura. E, mesmo assim querem lançar e-books... Para mim é uma lástima. Escrevo com tanto prazer e tesão. Sinto-me desapontado e decepcionado. A humanidade parece a fim de emburrecer-se. Um mazoquismo meio idiota. Descrevo aqui um triste cotidiano de um brasileiro de classe média no fim de semana:

O cara acorda, vai ao banheiro e liga o computador. Importantíssimo para ele...Dá uma olhada na geladeira e fica atento ao micro. Conecta-se em todas as redes e ferramentas. Todas! Bebe um leite ou um café e escuta um barulho de gente "online". Oba!!!!! Fofocas, babaquices e novidades... Fica plantado feito um vegetal por horas naquele papo virtual fútil e bobo. Alimentação "zero". Toca o telefone e o sujeito atende na maior má vontade, pois ele não pode ficar para trás na internet. Desliga rápido e volta a futilidade. Almoço é ignorado e ele precisa "postar" fotos, modificar seu perfil, fuçar o perfil dos outros e deixar a opinião dele em várias comunidades. Marcar território. E continua o barulho no "messenger". Mais gente...Oba!!!! E assim vai até encher-se o saco e resolver tomar banho...Mas, a máquina fica ligada...Claro!

Em suma: O sujeito não come, não bebe, não exercita-se, esquece de tomar banho e fica sedentário cheio de informações e fofocas alheias...Um perfeito barril de fezes!!!!!


RÁPIDAS


- O DJ britânico Fatboy Slim está finalizando um álbum conceitual inspirado na ex-primeira-dama das Filipinas Imelda Marcos. Alguns dos convidados do trabalho são Martha Wainwright (irmã do também cantor Rufus Wainwright), Tori Amos, Santigold e Cyndi Lauper.
(Fonte: Omelete)


- Mika lança disco novo pela Universal. Chama-se "The Boy who knew too much".


- Punk e hard-core no Brasil: Exploited tocará no Brasil. Começo de dezembro.


- This is Not a Show, documentário que mostra cinco shows do REM em Dublin, Irlanda, em 2007, entrará em cartaz em diversos cinemas pelos Estados Unidos e Europa no mês que vem.
O filme, dirigido por Vincent Moon e Jeremiah teve sua estreia no Festival Minneapolis' Sound Unseen, em setembro, e no Darklight Festival, em Dublin, na semana passada. No Brasil? Apenas quando sair em DVD.


- Novo trabalho da banda californiana Eels, liderada por Mark Eeverett, sai no dia 19 de janeiro. O disco chamará “End Times”.



EELS


*****************


CURTAS


- Aprovado na Câmara dos Deputados o vale-cultura. Falta apenas o Senado aprovar. Relembrando: o vale-cultura será um benefício ao servidor público. Um cartão com R$ 50 para gastos em cultura.


- Polêmica na Bélgica. Os organizadores do Prêmio Nobel querem que haja uma revisão daqui pra frente, nos concorrentes. Acreditam-se que o prêmio foi vulgarizado depois de alguns "ganhadores" recentes...


- Esse ano completou-se 70 anos de existência do homem-morcego! Santa Felicidade, Batman !!!


- Mengoooooo !!!!!!!!!!!!!!


*******************


METAL BOX (PIL)



Esse que foi um dos maiores discos da década e da cena inglesa, completou 30 anos esse ano. A maior obra prima do PIL foi lançado em 1979. Ruídos, experimentalismos, dissonância, berros de John Lydon e muita vanguarda. Metal Box (segundo disco da banda) colocou Lydon como o "nome" britânico da época. O disco saiu com uma tiragem limitada e depois foi relançado com o nome de "Second Edition". Um álbum absolutamente maravilhoso e ímpar. Com ecos da melhor fase dos alemães do CAN, Metal Box é para quem gosta de rock, de fato. São doze canções violentas e urgentes. No melhor estilo PIL. Sem exceções. Não há espaço para fãs de Britney Spears ou Lady Gaga. É John Lydon na veia. No berro e nos canos, ok? Essa maravilha ocupa um lugar de destaque na minha estante. Disco capaz de tirar qualquer um do sério. É para ser escutado em altíssimo e bom som...Como bem definiria, Lydon sete anos depois: "Anger is an energy!"

Yeah !!!!!!!!!!!


*******************


CCBB




Esse ano de 2009 - completam-se 20 anos de Centro Cultural Banco do Brasil. Parabéns !!!!


LETRA

"... It's easy to dismiss the "what's it all about" crowd.
There is no doubt. it's this, here, now.
And you close your eyes.
He's not coming back.
So you work it out, overfeed the cat.
And the plants are dry and they need to drink.
So you do your best. and you flood the sink.
Sit down in the kitchen and cry.

Now you've worked it out
And you see it all ..." (Aftermath -REM)


TRACKLIST

- Going Underground (The Jam)
- Absolute Beginners (The Jam)
- Precious (The Jam)
- Eaton Rifles (The Jam)
- Death Disco (PIL)
- Albatross (PIL)
- Chant (PIL)
- Gangsters (The Specials)
- Too much too young (The Specials)
- Our Lips are Sealed (Fun Boy Three)
- Tomorrow's just another day (Madness)
- Michael Caine (Madness)
- Uncle Sam (Madness)
- At home he's a tourist (Gang Of Four)
- Paralysed (Gang Of Four)
- Come Home (Pere Ubu)




Um doce para quem adivinhar o "porquê" da borboleta...

Flap...

1 Comments:

At 4:16 AM, Blogger Candida Sastre said...

Adorei a Marge Simpson, coloca a Fernanda Young, só assim eu vejo. Sabe que não tenho saco de procurar noticias na net.

 

Postar um comentário

<< Home