segunda-feira, março 24, 2008

Salvem a todos...Primeiramente gostaria de agradecer alguns elogios que venho recebendo (ê - gerundismo...tsc...tsc - mau escrevente...) pessoalmente e através de mensagens. Agradeço mesmo.Esse espaço tem o dever tão somente de entreter. E, se acaso isso o tem feito (hmmm...particípio agora...sei...) então sinto-me cumpridor da tarefa. Legal ?
Segundo: esse "post" é dedicado a uma jóia da minha vida: Luísa. Essa semana minha filha completou 11 anos de idade. Esse fim de semana ela reinou toda prosa lá em casa. Na verdade, ela sempre reina né ? Mas, crianças (ou pré-adolescentes) dão um valor especial ao aniversário.

Terceiro ? Nada...Vamos ao que interessa...Tem resenha "oficial" do disco novo do REM e mais uma penca de coisas, ok ? Here we go !


Pauta de hoje: Accelerate (REM), Gabeira, Volta pós-show Interpol, Paul Scofield, Japão, Arthur C. Clarke, Fones de ouvidos e outras mais...


ACCELERATE





Parece um consenso no meio musical: esse é o melhor disco do REM da década 00. Alguns dizem que a banda voltou as origens e outros afirmam que a banda se recuperou do fraco (crítica e comercialmente) "Around The Sun" lançado em 2004. A banda com seus 27 anos de estrada e repertório inabalável de clássicos do rock - decidiu seguir um hiato entre o "Automatic For The People" (álbum absolutamente fantástico) e o urgente "Monster". Sim, é verdade. O disco está sujo, pulsante, "rocker", tecnológico (na dosagem certa para um fã autêntico de REM) e também folk. Ou seja: você ouve ecos de "Reckoning", "Document", "Life's Rich Pegeant" e "Monster".
Estou evitando o termo "cru", pois crueza mesmo existiu no EP "Chronic Town" e no "Murmur" (aliás este, faz 25 anos esse ano de nascimento). Ali existe uma crueza e pungência que pontuou bem a banda. E a banda evoluiu...Graças a Deus...
Um dos "encalços" da banda é porque o REM sempre foi visto como a maior banda independente americana. Mesmo com os rivais americanos independentes como "Let´s Active", "Db's", "Dream Syndicate" - a banda foi a escolhida pelas famosas "colleges radios". Definido isso, qualquer movimento derivado poderia ascender ou descender. Durante toda década de 80 a banda só acumularia fãs e clássicos. No começo de década de 90 - se deu crédito aos primeiros discos. Mesmo com o "sucesso" comercial. Isso atrapalhou muito a banda a partir de "News Adventures in Hi-fi". E, que na minha opinião sempre foi uma bobagem enorme. Gosto de "todos os discos" oficiais e não-oficiais da banda. Decerto que há escorregões...Lógico...O que é o artista senão um "criador trabalhando no limiar do risco", certo ?
Bowie, Dylan, Iggy Pop, Patti Smith tem seus imensos escorregões. Qual seria o privilégio do REM ? Entende ? Posto isso, vamos ao disco em si e de fato:
Accelerate é um disco que reúne qualidades expressivas da banda: rock de qualidade e densidade melancólica. Rock básico sessentista e setentista com amargurados "folks". Desde uma belíssima introdução com a "Living Well Is the best Revenge" - rápida, rockeira toda vida e belas marcações da bateria e a seguinte e não menos "rock" - "Man-Sized Wreath" - canção menos acelerada (tava demorando os trocadilhos...Rsrsrs) mas que me pegou de jeito. Lembra-me muito "Exhuming McCarthy" ou "Finest Worksong" - que abrem o álbum avisando que a banda está com vontade. A partir daí vem o single "Supernatural Superserious", uma canção pop bem criativa, porém muito "indie" pro meu gosto...Rsrsrsrs...Desculpe a brincadeira...A canção é boa mas acho a mais fraca do disco. E, talvez por ser a mais comercial mesmo. Seguimos o álbum com "Hollow Man" e "Houston" (poderia estar no "New adventures in Hi-fi"). Dois torpedos belíssimos da banda. Esbanjam criatividade. A primeira engana o ouvinte com pianos e voz para cair na batida rock e rápida. A segunda - uma crítica ácida ao governo Bush. Uma canção com violões e baixo densos lembrando a postura americana após o furacão "Katrina". Bela canção. Fiquem de olho nela! E lá vem "Accelerate" - canção que dá nome ao disco, mas foge da responsabilidade intecional de ser a melhor. A canção se define como ponto calmo equidistante entre anterior e a próxima. Mantém a pegada e a acústica necessária para o que há por vir.
Seguimos para "Until the day is done". Um folk da melhor qualidade e caraterizada com os belíssimos acabamentos de Mike Mills. Talvez o ponto de referência do disco.
Mr. Richards é a canção que mais me inspirou. Talvez por remeter a Bob Dylan e folks afins. A canção é linda. Demonstra toda maturidade que uma autêntica banda de rock pode ter.
"Sing for the submarine" é um rock experimental muito parecido com algumas canções do "Up" e do "Around the Sun". Michael cita na letra trechos de "Electron Blue" (uma canção apreciada muito por mim). "Horse to Water" é quase um punk-rock. Aceleradíssima e determinada - é para dançar em casa. O álbum fecha com a cínica e suja "I´m gonna a DJ". Deixando um sabor de "quero mais". E deixa mesmo. São 36 minutos eficientes de tudo que vc pode desejar de uma banda de rock: Barulho, esporro, acústico, densidade, criatividade e pulsação.
E, que venha o show !!!!!

NOTA: 9,0

Melhores momentos: Man-sized Wreath, Mr Richard e Living best is the best Revenge.
Momentos menores: Supernatural Superserious e Accelerate.


Aproveitando e navegando pela net encontrei uma de "minhas travessuras" em um blog. O escrevente transcreve na íntegra informações dadas por mim à Comunidade Oficial do REM.
E ele me dá os créditos...Obrigado !!!

Eis o blog: http://tocadocentauro.blogspot.com/2008/02/rem-accelerate.html


******************


ARTHUR C. CLARKE


Morreu semana passada (dia 19) o escritor britânico Arthur C. Clarke. Parceiro de Kubrick no genial "2001 - uma odisséia no espaço", Arthur era um incentivador da propagação da idéia dos satélites geoestacionários de comunicações. Escreveu muitos artigos de divulgação científica e livros de ficção científica. Ao lado de Asimov - foi considerado um precursor.

RIP






*******************


PAUL SCOFIELD


Isso aqui está parecendo uma página de obituário, mas sinto-me no dever sempre de lembrar de grandes homens. Esse aqui é mais um deles...
Paul Scofield morreu de complicações de uma recém-descoberta leucemia. O ator premiado com Oscar de melhor ator em 1966 por sua atuação no clássico: "O homem que não vendeu sua alma"; era constantemente comparado a outro monstro do cinema - Laurence Olivier.

RIP


RÁPIDAS


- Esse ano a marca de refrigerantes "Coca-Cola" faz 80 anos de exsitência. Criada no ano de 1928 a cola ganhou o mundo.

- Falando em bebidas...A "Skol" lança no mercado sua mais nova garrafa. As garrafas de 600 ml virão com "sensor de temperatura". O rótulo vem com uma seta transparente que vai se tornando azul a partir dos 4º C. A tinta utilizada é importada dos EUA e manejada no Brasil.
Novidade por aqui nos próximos 4 meses.

- Esse ano comemoramos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Sejam bem-vindos !!!!

- São somente nos meus ouvidos que os fones de ouvido não se encaixam ??? Por favor, respondam-me...



VINTE MIL LÉGUAS SUBMARINAS


Exagero à parte - vou cumprir com o trato feito no "post" anterior.
Saía da Fundição Progesso pós-show Interpol. Chovia forte à beça na Lapa. Meu dinheirinho separado para um clássico "táxi"; percebo que alguma coisa estava errada. Um hiper congestionamento parava o Rio de Janeiro. Sem guarda-chuva, sem casaco e precisando urgentemente sair dali - temi pelo pior.
Como todo bom carioca tentei ser malandro e cortei caminho pelo Arcos (propriamente dito) para buscar um táxi "virgem". Para se ter uma idéia TODOS os táxis estavam parados e abarrotados de gente. Um trânsito caótico e uma chuva cruel desabava sob minha cabeça.
Encharcado em plena Lapa, me lançava contra os táxis na esperança de que algum estivesse vazio. NADA. Tudo a mesma coisa.
Meus pés molhados, minha calça encharcada, minha blusa colada por água no corpo e o cabelo mais lambido do que baba de quiabo. Eis que surge um ônibus, mas eu estava na direção contrária. O que acontece naquele momento ? Uma onda tubular feito "Waimea" gerada por toda força motor do ônibus direto em minha direção.
Resumo da ópera: fui parar na Augusto Severo, cercado de prostitutas e travestis cantando-me. Permaneci ali por 20 minutos com frio e angústia até conseguir uma alma caridosa de um táxi. Com direito a uma bela sacaneada do meu salvador:
- Vais acompanhado ? - disse-me claramente sacaneando-me em relação aos travestis...
Dei uma risada amarela e entrei no táxi.

Assim eu me despedia da Lapa...


CRIVELLA X GABEIRA


Lamentável a postura e comentário do senador Crivella semana passada. Atacou Gabeira de forma covarde e preconceituosa. Afirmou que o deputado do PV era a favor do casamento homossexuais, da maconha e afins. Gabeira preferiu recusar o confronto.
Como pode um País sério ter como senador um idiota como o Sr. Marcelo Crivella? Um lobo em pele de cordeiro ? Um reacionário, mentiroso e ineficaz político que arranca dinheiro de seus fiés (leia-se: otários) com papo reacionário, falso e oportunista.
O ataque ao Gabeira só fez mostrar quem é de fato Marcelo Crivella. O bispo déspota e patético.
Quero aqui fazer um apelo: Está escrito na Constituição que o estado, além de tudo, é laico.
Quero o afastamento desse homem visivelmente maculador da constituição e "pregando" a religião como plataforma. O que é isso ? É "inconstitucional" isso !
Crivella é um deboche à Constituição e ao povo...

Fora, imbecil !!!!!!!!!!!!


************


Música da semana: "We close our Eyes" (Oingo Boingo)





100 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL


"Arigatô"