segunda-feira, março 17, 2008

Mais uma semana, mais um dia se vai ou mais perto da morte estamos - enfim...Triste ? Mas é a realidade. OK...O mundo é um convite a isso mesmo, né ? Permita-se não pensar sobre nada disso por algum tempo (ou quando na leitura desse blog).
Ouvi por aí que "o escritor não inventa suas histórias, ele as vive".
Não vou entrar na discussão, pois carrego comigo uma opinião distinta e pontuada acerca disso. O escritor inventa sim e MUITO.
Mas, Pessoa nos tapeou certa vez quando disse: "O poeta é um fingidor, finge tão bem que chega a sentir dor - a dor que deveras sente." (Desculpe se eu errei ou não fui fiel, mas é 95% isso - garanto-lhes). E confiando na inteligência de quem acompanha-me sei que ficou o "âmago" da questão e da resposta. Certo ?


Pauta de Hoje: Interpol (resenha), Sálvia, Paco, Incensos, Futuro, Biribas, Música e Comportamento.


INTERPOL (Rio - live)


(Tomada de cima da Fundição Progresso - 03-13-08)


A banda de abertura no Rio de Janeiro era o Moptop. Uma banda conhecida no Rio e fora também do Estado. O show foi curto, lá fora caía uma chuva torrencial e as pessoas se encontravam. Eu assisti ao show do Moptop numa boa - até porque gosto de "shows". E eles sairam-se muito bem. Ao fim do show - a platéia havia aumentado consideravelmente.
Desnecessário ratificar aqui que encontrei dezenas e dezenas de amigos, conhecidos e descolados na noite carioca. De fato - parecia um "hiper" encontro de notívagos...
A banda nova-iorquina era aguardada então...Pelo som, pela novidade e pela sonoridade também. Nesse ponto percebe-se algumas influências eminentes da banda: Joy Division, Echo, Smiths (curioso: a banda sofre influência inglesa e é americana) etc...Paul Banks (vocalista) afirma que existem muitas outras, mas confesso que algumas são duvidosas...
OK. 23 horas no Rio de Janeiro e nada de Interpol. O público nem se importa. Mantém uma postura tranquila como quem sabe esperar. Às vezes dava-me a impressão de que aquele encontro era tão aprazível e bonito - que a platéia não estava preocupada com certas convenções criadas por nós: o tempo, por exemplo...Rsrsrs...
Bom...Luzes apagam-se e a platéia começa a gritar. Adentra-se ao palco um a um dos integrantes. Eles são recebidos com gritos, palmas e comoção...
A banda saúda o Rio e começa a noite com "Pioneers to the Falls" (canção recente). Os músicos observam espantados a reação de platéia, pois a sensação da ala da frente - era de que algumas pessoas iam para cima do palco. Mas tal postura atraiu a banda mais...Sentiram pela primeira vez o "calor" (nada de temperatura - lá fora fazia frio e chovia pacas, hein ?) humano do carioca.
A estrutura da Fundição Progresso melhorou, mas há muito que se fazer ainda. Não sei de quem foi a idéia genial de fazer shows ali. Existem casas com estruturas bem melhores e capazes de agradar o "duo" artista-platéia. Ainda, na idéia genial desse (ou desses) produtor (es) há uma vilã na história: uma fresta !!!! Sim - uma baita de uma fresta por onde pingos caíam na ala frontal e no palco também...Nada de surreal, mas existia tais perdigotos pequenos, porém intensivos...
Abro um parênteses aí - pois aí vai uma opinião altamente pessoal e idônea. Muito reclamou-se dessa possível água entrando e tal...Acho corretíssimo manifestar-se acerca disso. O ingresso é pago e qualquer um têm o direito ao espetáculo da melhor forma possível. Certo ?
E por que o parênteses afinal ? Na minha modestíssima opinião a chuva que entrou em NADA comprometeu a performance da banda. O show não seria diferente por isso. E, olha que já vi muita gente boa tocando em espaços abertos com chuvas sem o menor problema. Enfim...Opinião dada e cada um fique com a sua. O Interpol seguiu cantando com "Obstacle 1", "Narc", "C'mere", "Slow Hands" etc (abaixo segue o set list na íntegra, ok ?). A platéia aplaudia, gritava, estimulava e os rapazes davam conta do recado.
Aqui para nós: os rapazes estavam um pouquinho nervosos !!!! Mas vão se acostumar !!
Paul seguia cantando e sorrindo. Todos engravatados e um ar "blasé" do baixista. Mas não era arrogante - apenas "cool".
O Interpol tocou durante uma hora e meia, arredondando...Houve uma pausa forçada pelo defeito de um dos amplificadores. Coisa de 10 minutos...Isso aumentou a tese de que eles gostaram tanto do Rio que fizeram "2" bis. Detalhe: o problema não decorreu da chuva e, sim da aparelhagem do palco. Aquele papo lá de cima sobre o local e blábláblá...
No "segundo" bis tocaram mais três e fecharam com "PDA" (e a já citada introdução de 2 minutos) para deleite de muito fã. Dever cumprido.
Essa foi a sensação que tive ao sair de lá. "Dever cumprido" !!!!!
Não foi o melhor show das nossas vidas e tampouco o pior. Foi um show eficiente e bacana.

Set List:

Pioneer to the falls
Obstacle 1
C'mere
NARC
Pace is the trick
Say hello to the angels
Leif Erikson
Mammoth
No I in threesome
Slow hands
Rest my chemestry
The lighthouse
Evil
The Heinrich Maneuver
Not even jail
________________________

NYC
Stella was a diver and she was always down
PDA


Obs: o "after" do show eu conto no próximo "post", pois vale a pena. Uma aventura e tanto !!!!



DROGAS


Em benefício da "expansão da mente" e "experiências sensoriais" - o ser humano consegue produzir novíssimas drogas. Próxima planta cotada a ser a nova "maconha" com efeitos de um LSD é a famosa "sálvia". Sim, ela mesmo. Planta usada em diversos pratos pelo mundo e tal.
A plantinha está sendo usada para pirar muita gente afora. Efeitos ? Uma viagem lisérgica, porém bem mais curta do que um LSD. Dura entre uma hora e uma hora e meia.
O governo (nesse caso - mundial) já está de olho na produção dessa e nos possíveis tráficos futuros. E no vácuo da "sálvia" vem o perigoso "paco". Derivado de cocaína e adicionado a ácido bórico, lidocaína e fermento, o poder desse é devastador...Mais viciante do que o "crack" - o paco está destruindo dois Países em especial: Brasil e Argentina ( lá então...).
Apesar de ser derivado da cocaína o paco é fumado. E o vício é altíssimo. Uma porrada no córtex, na maioria dos casos, sem volta...
Como diria Bezerra: "Pra fazer a cabeça tem hora, né malandragem ?"


INCENSOS




Para quem não me conhece (prazer...) fica difícil saber a minha relação com os incensos. Eu simplesmente sempre os ignoro. Não gosto de NENHUM cheiro de incenso e não me sinto bem. Enjôo mesmo. Eu não curto. Acho todos com o mesmo cheiro e a impressão que tenho é que estamos defumando a casa...Um ritual - para lá de enjoativo e nonsense...
Boa parte da minha família sabe disso. Rsrsrs...
Na minha casa não entra incenso, ok ? Claro isso ?
Mas por que desencavei essa particularidade agora ? O que há de novo ?

Pois é...Confesso que senti-me contente ao ler um artigo novíssimo sobre o efeito da fumaça feita pelos incensos. No artigo - estuda-se que a inalação pode ser perigosa e nociva ao ser humano.
Chegando ao ponto da fumaça ser suspeita de efeitos cancerígenos...Sim, eu falei CÂNCER.
Isso em nada deixa-me contente. Em absoluto. Mas reflete em mim uma certeza absolutamente empírica de que isso REALMENTE não me fazia bem...Entende ?
Calma, são estudos. Não disse aqui que "x" ou "y" é cancerígenos. Disse que há um estudo apontando para essa vertente. Na dúvida - esquece essa p%&$# de incenso...
Rsrsrsrs...


RÁPIDAS


- Existe um baralhinho (biriba) notívago em Botafogo. Algumas pessoas, entre eles - jovens mesmo jogando o bom e tranquilo baralho na rua. Como nas praças vemos né ?
O espantoso é que o jogo ocorre depois das 23 hs. É jogo da madrugada em plena calçada de Botafogo (zona sul do Rio). Passo bastante por ali.


- Essa é velha, porém não dita por esse espaço: O site oficial da banda "Editors" confirmou dois shows no Brasil em Maio. Dias 09 e 10 de Maio no RJ e SP. Parece que o show do Rio espera uma "oficial" confirmação e tendo essa - o Circo Voador surge como uma das possíveis casas a receber a banda. Em tempo: Maio acontece o "Indie Festival" (no RJ e SP). Evento confirmado e aos poucos sendo divulgados os artistas...


- Parece que o Radiohead tocará na Inglaterra dia 1 de abril...DE GRAÇA!!! Calma, a banda estará na Rádio de Londres. Ou seja: não adianta se empolgar, pois não haverão espectadores. Exceto o pessoal da Rádio. Será transmitido para toda Inglaterra ao vivo e com direito a entrevista de Thom Yorke.


- Uma moça foi retirada da "privada" de sua casa depois de DOIS anos. É isso mesmo. A moça sofre de esquizofrenia e agorafobia (fobia de lugares públicos e/ou abertos). Afirmou que sentia-se segura ali, na privada. (Notícia tirada de um jornaleco do Rio - para vcs terem apenas uma palhinha do que eu passo todos os dias...) A "remoção" foi auxiliada por psiquiatras e assistentes sociais.


BRASIL


Ando lendo muito o noticiário econômico mundial e admito uma surpresa: O Brasil está sendo considerado a "vedete" mundial hoje em dia. Econômicamente falando (escrevendo). Possui hoje em dia uma economia respeitável e é alvo de uma série de flertes europeus, americanos e orientais.
Será mesmo ? Olhe: não estou pautando-me em notícias superficiais não, ok ? São economistas mundiais afirmando que o Brasil é a tentação do milênio. Considerado outrora país subdesenvolvido - hoje goza da apreciação de todos.
Mais: Uma figura respeitável do nosso tempo, Domenico De Masi (italiano, sociólogo) assina um texto essa semana para lá de excitante. Afirma categoricamente de que já há uma redistribuição financeira ocorrendo no Brasil e dezenas de países implorando parcerias para com o nosso país.
Países como França, Japão, Alemanha, Itália, EUA, Canadá etc...
Não sou eu quem afirmo, ok ? Quem escreveu foi Domenico De Masi - um dos maiores se não o maior sociólogo mundial e profundo conhecedor de economia.
Repito a pergunta: será ?

Vamos aguardar os próximos capítulos dessa revolução econômica...






Música da semana: Electron Blue (REM)


Pssiu...

1 Comments:

At 2:23 PM, Anonymous Anônimo said...

eu não sabia dessa sua rixa com incensos.. rs...

foi bom o finde, de forma geral?
beijos,

 

Postar um comentário

<< Home