domingo, janeiro 13, 2008

Não me lembro de nenhum "grande bloqueio" criativo que eu tenha tido. Talvez, efêmero mesmo. O problema da semana é o seguinte: Excesso de informação !!!! Sério !
Eu já trabalho com mídias impressas e TV, ainda recebo um enxurrada de boas novas de Londres - aí fico exarcebado tal qualquer "gólen"...
De quebra - ainda vem dessa extensão toda de país mais informações...Juro. Meu problema hoje é equalizar e priorizar a enxurrada que veio-me...

Para se ter uma idéia - o tanto de material absorvido dariam três a quatro "posts" seguidos...
"Hmmm - que papo de pescador !!" - Rsrsrs...Não é não. Vcs verão (ou melhor, lerão).
Bom...chega de papo. O problema é meu e vocês só terão o trabalho de ler (ou não). Ok ?



Pauta de hoje: Joe Strummer, Boatos (Radiohead), Oscar Peterson, Vinil, "Live" (REM), Woody Allen, Beatles e muito mais...



JOE STRUMMER


Saiu um documentário sobre o falecido vocalista/guitarrista Joe Strummer (ex-Clash) no mês de dezembro. Nome da pérola chama-se: "The Future is Unwriten" - UK.
Aguardo ansioso pela película...




UK (2007) - 123 minutos



BOATOS


Central de boatos toca a sirene e avisa com "nenhuma" certeza. Rsrsrs...
Shows possíveis no Brasil: Sonic Youth (de novo?), BRMC, Wilco (de novo?) e Radiohead.

Bom...desses todos aí - eu "acho" o mais possível o do Radiohead. Tenho uma fonte afinadíssima que ratifica turnê mundial da banda a partir de Abril. Isso é certo.
Vamos ver se o Brasil será incluído...



OSCAR PETERSON





Esse faleceu dia 23 de dezembro de 2007. Só para ver como estou abarrotado de coisas para falar...Rsrsrs...Mas, mudemos o humor, pois esse sensacional pianista nos deixou aos 82 anos vítima de insuficiência renal e merece todo nosso respeito.
Peterson era considerado um dos três maiores pianistas de todos os tempos no mundo do jazz. Cansado - falava de maneira lamentosa sobre uma possível decadência e/ou morte do jazz. Era defensor ferrenho do gênero.

R.I.P


BEATLES


Acaba de sair a "melhor" historiografia dos Beatles feita por Bob Spitz. Considerado um desmitificador da banda e profundo conhecedor dos mitos e verdades acerca do quarteto, Bob nos revela uma série de quedas de mitos e algumas verdades por trás daquela "beatlemania" toda iniciada na década de 60.
Tem a verdade sobre como foi o começo do romance de Yoko e John, homossexualismo de Brian Epstein posto à prova, a aventura dos rapazes e a perda da inocência em berlim e por aí vai...

Chama-se " Beatles - Biografia " (Bob Spitz)
Editora Larousse - 982 páginas
Preço médio: R$ 90 a 100


VINIL


Saiu uma excelente matéria da jornalista Márcia Erthal sobre um projeto na qual eu torno público aqui minha adesão e dedicação. O Ministério da Cultura está realizando um mutirão para salvar a memória e a técnica de se fazer o vinil.
A Polysom (Belford Roxo) é a única fábrica na ativa no Brasil. E está prestes a fechar. O projeto inclui em tranformar a técnica em patrimônio imaterial e abrir possibilidades de utilização de mecanismos com a Lei Rouanet. Obviamente, mantendo a Polysom aberta - é claro.
A durabilidade do vinil sempre foi reconhecida e sabe-se que é bem maior do que a do CD. Mas, não se trata de rivalizar nada. O CD tem se espaço, mas o vinil foi quem perdeu o seu há tempos. O Iphan é outro aliado nesse empreitada. Responsável por grandes acervos e memórias - tentará trazer de volta todo o mecanismo de prensa. O vinil, como matéria-prima já é caro (o acetato) e o processo todo é complicado. As caldeiras, sistemas de resfriamento, prensa e corte.

Porém, os artistas aliaram-se nessa luta de preservação e ampliação da técnica. Quem sabe assim não ampliamos a circulação de produção e damos um "pause" nessa quebra toda de gravadoras ? Enfim...O vinil é rei e todo rei merece a eternidade...


WOODY ALLEN


Nosso cinesta preferido de NY está em tour pela Europa. Não, não se trata de nenhum filme ou documentário não. Trata-se da outra paixão de Allen: o jazz.
Sua banda, o "New Orleans Jazz Band" foi aplaudida de pé em Barcelona mês passado. A Espanha reverenciou o judeu. Rsrsrs...
A turnê inclui boa parte da Europa. Será que tem "vaga" para gente ? - Rsrsrrs...
Vai que cola...!?







REVISTA "Q"


Graças a Nathi Lemos - está nas minhas mãos a nova edição da Revista Inglesa de música "Q".
Já datada de "February - 2008". E, dela sairão o máximo de informações a vocês no próximo "post". Prometo. Shows, discos, livros, downloads etc.
Quer uma fresca ?

Ok. O disco novo do REM está pronto. Está em fase final de produção com a promessa de "um disco à altura" dos velhos tempos. A banda já executou 5 faixas novas em shows recentes e gostou da reação do público.
O disco está previsto (ainda sem nome) para lançamento em abril.



FALANDO NISSO...


Foi lançado um "box" chamado "Live REM" essa semana com CD ao vivo e DVD com o último show em Dublin há pouco tempo. Por incrível que pareça esse é oficialmente o primeiro registro ao vivo da banda. Pelo menos pela Warner, né ? É mole ? Pois é...
O Show (DVD) é por si só - essencial aos fãs (!!!). Nele contém o show histórico que foi aclamado por crítica na Irlanda. Inclusive - as tais 5 faixas do disco novo...
O box ? Tá a caminho da minha casa...


MARCA


Sabes qual é a marca hoje mais importante e ativa no mundo ?
Eu sei que muitos terão em mente marcas como Coca-Cola, Microsoft, Mc Donalds, Shell, AT&T e por aí...(rimou hein ?). Mas não é nenhuma delas...Juro.

Atende-se pelo nome de "Google". Acreditem...
Palavra de marketista...

Em tempo: a marca faz 10 anos esse ano.


PRESENTE


Sou de receber bastante presentes graças aos meus amigos queridos e fiéis, minha família (tá...nem é bem a família, mas a nata...) e minha senhora. Esse vem dela:




"The Stories behind every song - Radiohead (Karma Police)"
por James Doheny (2002) - 145 pgs.

Já saiu faz tempo, né ? Mas - adoro essas coisas..E o mundo foi feito para escavar mesmo...

Obrigado, querida.


Semana que vem tem mais...Muito mais...


Clic.

3 Comments:

At 3:18 PM, Anonymous Anônimo said...

quero ver vc bater seu proprio recorde, hein? ;-)
parabens

 
At 3:25 AM, Anonymous Anônimo said...

they say
he has no brain

they say
he has no mood

they say jump!

 
At 12:21 PM, Anonymous Anônimo said...

eu vi o video do rem q vc mandou, mto boas as músicas! gostei da primeira... ;)

bjs

 

Postar um comentário

<< Home