quarta-feira, agosto 04, 2004

Hoje o blog vai tratar de assuntos de importância biológica e no campo da pesquisa.
Peço que leiam de uma forma aberta e ávida, pois esses assuntos são de suma relevância para o nosso futuro. São informações tiradas de revistas importantes.

É isso...

Espero que gostem.



NOTA TRISTE

Morreu no último dia 28, Francis Crick. Ele foi o “decifrador” do código da vida. O Homem que descobriu a estrutura do DNA e revolucionou com isso a ciência do século XX. A comunidade científica afirma que sua importância e contribuição para a biologia foi tamanha a de Darwin. Em um artigo para a Revista “Nature” em 1953, Francis escreveu de forma humilde algumas palavras sobre a estrutura para a molécula do ácido desoxirribonucléico (DNA). Estava feita uma das maiores descobertas do século XX.


''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

CÉREBRO

O avanço que estamos (A humanidade) tendo a respeito do cérebro, essa massa encefálica de mais ou menos 1,5 Kg, é enorme nesses últimos tempos. Milhares de voluntários estão sendo testados nos mais diversos campos.
Estão sendo localizados e testados campos do cérebro responsáveis por diversas sensações. Pode-se por exemplo, medir o nível de resposta de cada área responsável por fobias, medos, Síndromes, angústia, depressão, vícios e etc...
Numa espécie de “Hard Disc”, cada área corresponde e tem determinados níveis de estímulos. Podem-se medir substâncias na quantidade certa para alterar depressões e fobias. Podem-se dosar remédios para estimular o nível de serotonina e adjacentes para os esquizofrênicos, os portadores de Mal de Alzheimer, Parkinson e Autistas.
Outra pesquisa sendo feita também é a de resposta dos cérebros voluntários a emissão de imagens positivas e trágicas. O nível de sangue circulado aumenta em determinadas áreas.

O Hipotálamo, o tálamo, o córtex pré-frontal estão sendo estudados de forma desmembrada, como são estimulados, quanto de sangue começa a fluir mediante às informações externas dadas.

No campo da memória, notou-se que no “hipocampo”, diminui-se o nível de atividade mediante a um fato do passado. O tempo de resposta e o aumento correspondem a lembrança ou não de fatos que aconteceram em nossas vidas.

Muito importante salientar que aquele papo de 1, 10 % usado de nossa capacidade mental não passa de balela. Erraram os que pensaram nessa pífia quantidade usada. Os testes estão comprovando que a nossa massa cinzenta é quase que inteiramente conectada e ativa, sendo todas as áreas estimuladas do nosso cérebro. Como se um “HD” fosse usado quase em seu total de GBs. Estivesse somente 3 a 5 % de espaço livre somente.
A máquina toda opera, funciona e é estimulada por inteiro e simultâneo.
Importante isso. Muito importante.

A importância disso tudo reside nas milhares de pessoas que sofrem de algum distúrbio neurológico, seja ele, crônico ou não. Estamos dando passos promissores no que diz respeito a essa caixa preta de nosso corpo chamada “cérebro”.

Isso é incrível.



NEUROMARKETING

É isso mesmo que você está lendo. Através da ciência, o marketing (sempre ele) se introduz nesse campo também. Nada mais lógico.
Os pesquisadores já estão utilizando imagens do cérebro de consumidores para saber quais os produtos que agradam e quais os mais evitados por uma determinada amostragem antes de lançá-los no mercado.
Dependendo da área cerebral mais ativada pelo fluxo sanguíneo, conclui-se que tipo de reação o estímulo causa. Os “neurocientistas” já constataram, por exemplo, que a migração de sangue para uma área do córtex pré-frontal medial, no momento em que o voluntário está olhando para um determinado logotipo, significa que ele se identifica com a marca.
Esse campo é de uma fertilidade sem tamanho para as empresas de marketing. Na verdade, é diferente da famosa “mensagem subliminar”... É mais que isso.

E isso começou (o neuromarketing) no fim dos anos 90 através do Sr. Gerry Zaltman. Um médico respeitado e responsável pelos primeiros testes primitivos com esse objetivo.
Entre as empresas que estudam e entraram nessa estão: Delta Airlines, Coca Cola, Ford, Chrysler e etc...

''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

RATIFICANDO UMA DICA DO "POST" ANTERIOR
AMANHÃ, NA DISCOVERY CHANNEL, ÀS 22:00 HS, NÃO DEIXEM DE VER:
"INOVAÇÕES DO SÉCULO"...


DICAS:

MÚSICAS - Middle Man (Jack Johnson)
Exit (Long Wave)







GILLES DELEUZE



“(...) Mas, assim que abrimos as palavras e as coisas, assim que descobrimos os enunciados e as visibilidades, a fala e a visão se alçam a um exercício superior, 'a priori', de forma a cada uma atingir seu próprio limite que a separa da outra, um visível que tudo o que pode é ser visto, um enunciável que tudo o que pode é ser falado. E entretanto, ainda, o limite próprio que separa cada uma é também o limite comum que relaciona uma à outra e que teria duas faces assimétricas, fala cega e visão muda” (DELEUZE - 1975)



That´s all.


Clic