quarta-feira, julho 28, 2004

Well, well, well...

Semana passando veloz ? Sim ? Nem tanto, né ?

Enfim...Vamos lá.

 
Li outro dia sobre o futuro do livro.
O texto se referia ao fato da pouca leitura feita pelos brasileiros e também pelo alto índice de pessoas no mundo estarem lendo na internet. Baixando textos e teses. Enciclopédias e livros pela internet. E passando a fazer a leitura no micro.

Eu acho isso extremamente válido. E real.
Faço-o também. E o alcance da rede é imensurável.
Entretanto, não vamos confundir e distorcer sobre o assunto.
O livro é algo cultural, secular e próprio.
Foi sinal de galhardia e ostentação no passado. É riqueza reunida e prática em todo mundo.
Com ele fomos capazes de sorver o que filósofos e pensadores desenvolviam no passado, cientistas fizeram no decorrer da história, homens e mulheres se comportavam e viviam...
Tudo reunido em papel e impresso pra você.
Uma seleção de cultura e informação chegando a todas as camadas sociais e raciais.
Livro é um presente sagrado e dotado.

Eu sei que você estará pensando...”...Ah, mas, na internet também tem tudo isso...”
Sim, mas, o charme de um livro não pode ser comparado a uma máquina.
Me perdoem...Mas, não. Não, não, não...
Tampouco me serve um “notebook” ou “Palm top”
Não tem a menor graça ler um “ Lusíadas” ou “ Assim falou Zaratustra” numa maquininha de bolso...
Que isso ?
Onde está o charme disso ? Ou a praticidade disso ? Ou até mesmo, e mais importante, o conforto disso ?
Não.
São coisas complementares...Nunca suplementares.

E tendo dito.

''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

Outro assunto controverso e instigante:

Há tempos atrás, eu comentei com amigos sobre um determinado fato.
Agora vai parecer o famoso “ Chover no molhado”, mas, quem estava perto de mim vai lembrar. Comentei sobre isso há bastante tempo atrás. E fui questionado.
Tudo bem. Todos nós questionamos. Mas, volta e meia vejo pessoas aderindo a essa opinião.

Refiro-me ao fato da nossa língua portuguesa estar sendo tão esculhambada e avacalhada na internet.
Sob o falso pretexto de abreviatura ou agilidade.

Não. Não é verdade também.
A língua é prática, é estudo, é dedicação, é disciplina.
Você tem que respeitá-la e servi-la.
Obviamente que este assunto dá muita margem para discussão, mas não quero ser o chato que estará questionando como as pessoas escrevem...Mas, como as coisas andam...Tá difícil.
Tem gente abreviando de forma burra. Ou seja, aumentando os números de letras de uma palavra. Que abreviação é essa ?
Tem gente escrevendo de qualquer maneira, por que agora vale tudo...
A língua portuguesa virou perda de tempo. O que vale é ser compreendido..

Sabe da melhor ? Outro dia, algumas pessoas me falaram que eu escrevo engraçado...
Sabe por quê ? Porque escrevo sem abreviar...

E aí ?

 
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''




 

 
Beijos em todos vocês...

 
Bom final de semana.

 
E... Aonde você vai estar ?

 
clic.