segunda-feira, janeiro 19, 2004

AL “SCARFACE” CAPONE
(Nápoles, Itália, 1897 - Miami, U.S.A., 1947)



Gangster norte-americano. Alfonso Capone, também conhecido como Scarface (Cara Cortada), passa à história como representante característico de uma época histórica dos Estados Unidos, caracterizada pelo tráfico de bebidas alcoólicas durante o proibicionismo e a assunção por organizações delituosas de diversas funções (comerciais, policiais, etc.) próprias das instituições públicas.




Imigrado de Itália em 1919, instala-se em Chicago, e associa-se com Johnny Torrio. Durante um decénio, ele e o seu bando organizam actividades delituosas (jogo, prostituição, tráfico de álcool e outras drogas...) em grande escala, com que obtêm enormes benefícios. O assassinato, a extorsão e a violência são os seus métodos de trabalho habituais. Compra polícias, vereadores, fiscais, etc. O desastre económico de 1929 contribui para debilitar o seu império. Mas a organização por ele criada funciona tão bem que as autoridades judiciais só podem acusá-lo (em 1931) de fraude fiscal. É condenado a onze anos de prisão. Em 1939 recupera a liberdade e vive retirado em Miami Beach até à sua morte.


Ps: Eu sei que é politicamente incorreto, mas, sempre me fascinou, os grandes gângsters e outlaws imponentes. Al Capone sempre me foi tido como um homem especial. Entre outras, um negociador, um gentleman, um facínora.
Um sujeito que foi grande naquilo que se propôs.
Eu acredito nisso. Independente do que seja, seja grande...

Até daqui a pouco...